quinta-feira, 19 de março de 2015

Trutas com Cenouras ao vinho e Quinoa

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 filés de trutas com pele (eu uso a NR)
1/2 cenoura picada a juliane
Scalogni pequenas qb
Cebolinha verde qb
Azeite de oliva qb
50ml de vinho tinto
1/2 colher rasa (sopa) de manteiga
Sal qb
Noz moscada ralada na hora qb
Pimenta do reino branca (opcional no lugar da noz moscada)
Jardineira de Quinoa para acompanhar

À diversão:
Eu tempero os filés com sal, um pouquinho de azeite e noz moscada. Com bastante cuidado, massageio bem e deixo descansar até entrarem na sartén.
Levo uma sartén ao fogo com a manteiga e um traço de azeite. Deixo aquecer bem e entro com os filés com a pele do lado de cima. Deixo uns 2 minutos e viro com ajuda de duas espátulas. Aqueço dois pratos a espera. Deixo mais uns 3 minutos. Acomodos os filés nos pratos e reservo protegidos.
Na mesma sartén com os resíduos dos filés passo rapidamente uma porção de cebolinha verde e acomodo sobre cada um deles.
Ainda aproveitando os resíduos dos filés e da cebolinha, entro agora com a cenoura e scalogni. Assim que ganham temperatura entro com o vinho e deixo cozinhar com tampa por 3 a 5 minutos. Ajusto o sal se necessário.

ACOMPANHAMENTO:
Aí vai uma dica bem simples para o preparo da Jardineira de Quinoa.


Acomodo uma porção de quinoa ao lado de cada filé, finalizo com as cenouras e scalogni salteados. Mais um tracinho de azeite sobre a quinoa e sirvo imediatamente.
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: É importante manter a pele durante o preparo dos filés de trutas para ter mais estrutura e facilitar o manuseio. Recomendo que ela seja removida no prato e descartada.
Os scalogni podem ser substituídos por cebolinhas mini.
Minha recomendação é o uso das Trutas NR, criadas em Sapucaí Mirim. Elas podem ser encontradas na Rede Pão de Açúcar comercializadas com a marca Taeq.
(minhas recomendações não têm nenhum cunho comercial)

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!