terça-feira, 8 de setembro de 2015

Calamares e Arroz com Caldo de Polvo e Trufas

Quando se cozinha um polvo acaba restando um rico, belíssimo e saboroso caldo, muitas vezes não completamente utilizado naquela receita que tem o polvo como ingrediente principal. Ele é resultado dos temperos colocados na água como cebolas, talos de salsão, cravo, ginepro, paprika, sal e as tintas que o polvo acaba entregando.
Essa receita é apenas uma idéia de como utilizar o caldo de cozimento de polvo no preparo de um belíssimo e colorido arroz com calamares.

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 xícara de arroz comum
2 a 3 xícaras de caldo do cozimento de polvo
300g de calamares em anéis
1/2 cebola picada a brunoise
1 dente de alho esmagado
1 abobrinha picada em cubos
12 tomatinhos-cereja inteiros
1 trufas negra laminada qb
Salsinha picada qb
Azeite de EVO*
Sal qb
* Ver glosságio

À diversão:
Eu levo uma caçarola ao fogo com azeite. Quando atingir boa temperatura entro com a cebola e o alho. Deixo que fiquem translúcidos e entro com o arroz. Frito bem, junto o caldo, misturo e deixo cozinhar em fogo médio.
Numa sartén, passo os anéis de calamares em azeite muito rapidamente. Ajusto o sal e reservo. Nessa mesma sartén, entro com a abobrinha, deixo ficar "al dente", junto os tomatinhos-cereja apenas para que ganhem temperatura. Reservo.
Confiro a textura do arroz, pico uma trufa em fatias bem fininhas e parto para o empratamento.
Acomodo uma porção de arroz no centro de cada prato, coloco por cima os anéis de calamares, junto os cubos de abobrinha, os tomatinhos-cereja, salpico com salsinha, fatias de trufas e um traço generoso de azeite.
Sirvo imediatamente.
Bom apetite!
Serve 3 porções.


O pulo do Chef: As trufas devem ser cortadas no momento do empratamento ou finalização. É bom que fiquem em contato com o calor dos demais ingredientes para que entreguem os aromas raros dessa especiaria.
Os caldos, como esse de polvo, podem ser congelados em forminhas de gelo para uso quando necessário.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Erney,essa receita tem tudo que eu gosto.
    Vou experimentar assim que tiver todos os ingredientes.
    Não tenho dúvida que será simplesmente maravilhosa.
    Abraço

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!