segunda-feira, 11 de julho de 2016

Arroz Molhado

Essa receita é uma das mais puras recordações de infância e garanto que vai te surpreender! Pode parecer muito simples ao primeiro contato, mas a surpresa acontece para todas as pessoas a quem ele é apresentado.
Esse arroz é um excelente acompanhamento para carnes churrasqueadas como a picanha, prime rib, etc. devido seu toque de acidez pronunciado.
Alla ricetta...
Ingredientes:
1,5 xícara de arroz
4,5 xícaras de água aquecida
Óleo vegetal qb
1/2 cebola picada
Sal qb
Azeite de oliva qb
Parmesão ralado na hora qb

Vinagrete:

2 tomates maduros
1/4 de cebola pequena
Salsinha bem picada
Azeite de oliva qb
Vinagre branco qb
Sal qb

À diversão:
O preparo do arroz é o tradicional com a diferença de levar 50% mais água que o normal.
O preparo do vinagrete é também muito simples: eu descasco os tomates, descarto as sementes e pico à brunoise (pequenos cubinhos). Pico a cebola muitíssimo bem batida. A salsinha bem picada fica melhor. Num recipiente tempero esses ingredientes com azeite, vinagre e sal. Gosto de ser generoso com o vinagre para que a acidez fique acentuada. Reservo para marinar.
Quando o arroz fica cozido e ainda bem molhado, junto o vinagrete, misturo bem e sirvo quente.
Ao servir, rego com um traço de bom azeite e polvilho parmesão ralado por cima.
Serve 3 a 4 porções.

O pulo do Chef: Note que para 1,5 xícara de arroz levaria aproximadas 3 xícaras de água. Essa receita leva 4,5 xícaras. A ideia é que o arroz fique cozido antes de secar a água do cozimento. A principal característica é o toque acentuado de acidez! Surpreende e é muito reconfortante!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!