segunda-feira, 11 de julho de 2016

Arroz Molhado

Essa receita é uma das mais puras recordações de infância e garanto que vai te surpreender! Para mim tem um significado muitíssimo especial por me remeter aos excelentes tempos de convivência com meu Zio, João Aristides Trombeta, ou simplesmente o Zio. Carrego com muita honra e leveza meu Tio Aristides no coração e na memória e me considero um privilegiado por tê-lo do lado de lá olhando por mim todos os dias da minha vida. Sei que continuo sendo seu molequinho protegido e preferido e sei muito bem as razões.
- Até qualquer hora dessas, Tio!

Voltando ao prato, pode parecer muito simples ao primeiro contato, mas a surpresa acontece para todas as pessoas que provam.
É um excelente acompanhamento para carnes grelhadas como a picanha, o prime rib, etc. devido seu toque de acidez pronunciado e equilibrado. Prove!

Alla ricetta...
Ingredientes:
1,5 xícara de arroz
4,5 xícaras de água aquecida
Óleo vegetal qb
1/2 cebola picada
Sal qb
Azeite de oliva qb
Parmesão ralado na hora qb

Vinagrete:

2 tomates maduros
1/4 de cebola pequena
Salsinha bem picada
Azeite de oliva qb
Vinagre branco qb
Sal qb

À diversão:
O preparo do arroz é o tradicional com a diferença de levar 50% mais água que o normal.
O preparo do vinagrete é também muito simples: eu descasco os tomates, descarto as sementes e pico à brunoise (pequenos cubinhos). Pico a cebola muitíssimo bem batida. A salsinha bem picada fica melhor. Num recipiente tempero esses ingredientes com azeite, vinagre e sal. Gosto de ser generoso com o vinagre para que a acidez fique acentuada. Reservo para marinar.
Quando o arroz fica cozido e ainda bem molhado, junto o vinagrete, misturo bem e sirvo quente.
Ao servir, rego com um traço de bom azeite e polvilho parmesão ralado por cima.
Serve 3 a 4 porções.

O pulo do Chef: Note que para 1,5 xícara de arroz levaria aproximadas 3 xícaras de água. Essa receita leva 4,5 xícaras. A ideia é que o arroz fique cozido antes de secar a água do cozimento. A principal característica é o toque acentuado de acidez! Surpreende e é muito reconfortante!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!