segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Baguettes

Alla ricetta...
Ingredientes:
650g de farinha de trigo
400g de água
Biga (ver abaixo)
5g de fermento biológico
15g de sal

Biga:
100g de água
150g de farinha  de trigo
5g de fermento biológico

À diversão:
Para preparar a baguette você deve iniciar no dia anterior amassando a biga: dissolver o fermento biológico em água e juntar a farinha.
Acomodar a biga num recipiente alto, coberto com película plástica. Deixar a biga crescer por 12 horas.
No dia seguinte você pode iniciar a preparação da baguette. Dissolver o sal (15g) em 200g de água morna e o fermento biológico (5g) nos restantes 200g de água.

Com ajuda de uma batedeira ou com as mãos, juntar a biga e - pouco a pouco -  o composto de água com fermento biológico amassando bem.
Continuar amassando e juntar agora a água com sal. O resultado deverá ser uma pasta lisa, macia e homogênea.
Cobrir a massa com película plástica e deixar crescer por umas 2 horas dentro do forno desligado, mas com a luz acesa, até dobrar de volume.

Dividir a massa em 6 partes, formar bolas e abrir com o pau de macarrão e enrolar pela parte mais estreita formando cilindros.
Deixar repousar os cilindros sobre uma base enfarinhada por 45 minutos a 1 hora. Depois desse tempo, estender os cilindros novamente com o pau de macarrão e enrolar, desta vez, pelo lado mais largo.

Comprimir os rolos com as mãos e alongar as baguettes até uns 35cm, afinando as pontas. Acomodar as baguettes sobre um pano enfarinhado, distante um dos outros entre as pregas do pano de prato e deixar crescer mais 1 hora.

Depois de meia hora, acender o forno a 250 graus e colocar no fundo do mesmo um recipiente com água fervente para criar o vapor e resultar num ambiente úmido. Aquecer também a forma sobre a qual as baguettes serão assadas.
Antes de enfornar as baguettes fazer os talhos transversais com uma lâmina e pulverizar com água através de um nebulizador. Retirar a travessa aquecida e colocar as baguettes sobre a mesma rolando diretamente do pano de prato. 

Baixar a temperatura do forno a 240 graus e assar as baguettes por 30 minutos. Quando as baguettes começarem a dourar, abrir a porta do forno por duas vezes de modo que o vapor saia e comece a criar casca. Fechar a porta do forno e assar por mais 10 minutos; depois de desenfornar, deixar esfriar sobre uma grelha.

Para 6 baguettes.

O pulo do Chef: Respeite os passos e os tempos de descanso para o sucesso da receita. Boa sorte.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Desculpe mas nao entendi sao no total 10 gr. de fermento? os ingredientes da biga sao separados dos ingredientes da massa? Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cesar. São 10g no total. Os ingredientes da biga são separados pq ela é preparada de véspera e depois vai fazer parte da massa. A biga é um dos componentes. Espero ter esclarecido e desejo bom divertimento. Depois compartilhe sua aventura com todos.

      Excluir
  2. posso usar femento seco pra fazer a biga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim e basta observar na embalagem a proporção de fermento seco para o fresco. Um cuidado: cuidado para não ser fermento químico. Não pode ser do tipo Pó Royal. Boa sorte.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!