segunda-feira, 10 de abril de 2017

Calamares e Cogumelos

Alla ricetta...

Ingredientes:
400g de cogumelos de Paris frescos, escovados e cortados grosseiramente
4 calamares grandes limpos, frescos, cortados em anéis grandes, com as cabeças
2 dentes de alho esmurrados
Azeite de oliva qb
Folhas frescas de coentro picadinhas (pode ser salsinha)
Sal qb

À diversão:
Eu coloco uma boa sartén no fogo, adiciono um traço de azeite e coloco o alho para que entregue todo seu sabor e aromas.
Retiro os pedaços de alho e reservo. Em seguida entro com os cogumelos. Sem mexer, deixo que ganhem cor por alguns minutos. Só depois disso viro para saltearem do outro lado.
Retiro os cogumelos, salgo e reservo.
Volto os pedaços de alho. Entro com um pouco mais de azeite e com os nacos de calamares. Também sem mexer, deixo alguns minutos até ganharem cor.
Quando os calamares chegam ao ponto certo, salgo e volto com os cogumelos apenas para que mesclem os sabores. Salpico com coentro, giro e...
Pronto!
Servido?!
Porção para 4 pessoas como entrada leve. 


O pulo do Chef: Os calamares não gostam de serem perturbados durante o cozimento. Então eu respeito esse desejo e coloco na sartén e não mexo quase nada. Também, como tantos outros frutos do mar, o sal faz com que liberem muita da umidade que contêm. Então, salgo somente no último momento.
Além desses cuidados, o ponto de cozimento é muito importante. Não deixo virar "borracha" de jeito nenhum! O melhor é ir monitorando a consistência durante o processo. Poucos minutos serão suficientes para que os calamares fiquem ao ponto!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!