sexta-feira, 1 de março de 2019

Polvo com Batatas

Alla ricetta...

Ingredientes:
1 polvo de aproximadamente 1 Kg em temperatura ambiente
3 cebolas pequenas cortadas ao meio
2 talos de salsão
3 ramos de manjericão
1 colher (sobremesa) de páprica
Água qb (1 dedinho no fundo)
2 folhas de louro
4 batatas médias asterix descascadas
Flores de cebolinha, folhas frescas de salsinha e manjericão para decorar
Azeite EVO* qb
Sal grosso qb
Aioli de salsinha e tomatinhos cereja para acompanhar (opcional)

* Ver Glossário

À diversão:
Acomodo na panela de pressão as batatas, cebola, salsão, ramos de manjericão, páprica, água, louro, um fio de azeite e sal. Levo ao fogo.
Quando aquecer faço a aclimatação do polvo à temperatura do caldo mergulhando e retirando rapidamente. Repito umas 3 ou 4 vezes e deixo dentro do caldo definitivamente.
Espero levantar fervura, fecho pressão e marco 7 minutos a partir do início da pressão. Desligo o fogo e deixo amansar a pressão. Retiro o polvo e reservo protegido e aquecido.
Confiro o cozimento das batatas e faço ajustes caso necessário.

Corto as batatas em fatias grossas e acomodo cada uma delas em pratos aquecidos. Ao lado acomodo tentáculos de polvo inteiros. Do outro lado uma porção de aioli com tomatinhos. Decoro com as folhas verdes e as flores de cebolinha. Rego os tentáculos com um pouco do caldo e as batatas com um traço de azeite.
Sirvo imediatamente.

Serve 4 porções.

O pulo do Chef: O polvo é um ingrediente que aceita bem muitas combinações de temperos no cozimento. Então, faça o seu mix e ouse na cozinha.
Já disse aqui que muitas receitas espanholas recomendam que o polvo precisa passar por um processo de congelamento para amaciar as fibras, mas continuo teimoso e, quando tenho à disposição o polvo fresco, prefiro saltar esse processo e duvidar dele.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!