sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Moqueca de Lagostinhas e Cioba

Essa Moqueca foi preparada em Maragogi, simples, rápida, levíssima, sem dendê e nem um outro ingrediente mais potente. Poderia dizer que é uma moqueca "paulista" feita em Alagoas. Quanta Ousadia!

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 kg de lagostinhas (caudas)
500g de cioba em pedaços (filé)
1 cebola picada em cubinhos
1 tomate italiano maduro picado em cubinhos
2 ramos de salsão picados
1 colher (sopa) de manteiga
200ml de leite de côco
Azeite de Oliva qb
Sal qb

Acompanha:
Arroz Branco
Farofa de Feijão (fradinho) Verde
À diversão:
Eu destaco as caudas das lagostinhas (reservo as cabeças para caldos de outras receitas) e corto na longitudinal. Retiro a tripa, lavo bem e deixo escorrer. Tempero os pedaços de cioba e as caudas das lagostinhas com sal e azeite de oliva.
Numa panela entro com manteiga, azeite e deixo aquecer bem. Entro com as caudas viradas com a carne para baixo. Uma salteada rápida (são pequenas), entro com a cebola para começar a troca de sabores. Viro todas as caudas e acomodo os pedaços de cioba.
Junto o tomate e o leite de côco, além de um tracinho de salsão.
Tampo a panela e deixo cozinhar por 15 minutos. Controlo o fogo de modo a obter um molho levemente espesso. Para isso modulo a altura do fogo: se tenho muito caldo, coloco fogo alto. Se tenho já o molho mais reduzido, deixo o fogo bem baixo. O importante é cuidar do tempo de cozimento que não pode passar dos 15 minutos.
Uma última salpicada de salsão picado e está pronta para servir.
Serve de 4 a 5 pessoas com Farofa de Feijão (fradinho) Verde e Arroz Branco.

O pulo do Chef: Antes de mais nada é bom deixar claro que "lagostinhas" não são lagostas pequenas ou jovens. Trata-se de uma espécie de lagosta de menor porte e segundo os pescadores do sul do Pernambuco/Norte de Alagoas, são pescadas antes dos arrecifes enquanto as lagostas regulares são pescadas em mar aberto. Aproveitando, a pesca com redes iscadas é proibida, mas ainda existe com frequência. Até o uso de covos fabricados artesanalmente com madeira (raízes) dos mangues está proibida. Precisam ser de metal ou outro material semelhante.
O uso de pimentas e dendê é do seu gosto. Eu gosto, mas algumas vezes busco amansar a potência dos temperos para deixar reinar soberano os sabores delicados dos frutos do mar.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!