domingo, 16 de fevereiro de 2020

Rabada Simples com Arroz Simples

Aqui, nessa preparação, queremos uma rabada cozida no seu próprio suco, agregando o mínimo possível de ingredientes. Queremos valorizar e potencializar os sabores dessa carne tão especial e potente, servida num molho claro e levemente espesso apenas com seu próprio teor de colágeno.

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 Kg de rabada bovina
1 litro de caldo de carne (e um tanto mais, se necessário)
Tempero para Uso Geral (caseiro) qb (clique para ver a receita)
4 dentes de alho quebrados
1 cebola grande cortada em 4 partes
3 ou 4 ramos de salsinha (parte para decorar)
2 ou 3 raminhos de manjericão (parte para decorar)

2 folhas de louro
8 a 10 sementes de pimenta Rosa
Pimenta (opcional) a gosto, mas não exagere
Óleo vegetal qb
Sal qb

Arroz branco para acompanhar qb

À diversão:
Primeira etapa (Cozimento):
Uns 30 minutos antes de iniciar, passo um pouco do Tempero de Uso Geral (clique para ver a receita) na carne e deixo descansar.
Levo uma panela de pressão ao fogo com óleo vegetal, aqueço bem e selo todos os pedaços. Essa etapa é feita em 3 ou 4 partes.
Terminado de selar os últimos pedaços, volto os já selados para dentro da panela, junto os demais ingredientes (alho, cebola, salsinha, manjericão, pimenta rosa, louro e caldo de carne) e deixo levantar fervura. Fecho pressão e deixo cozinhar por 45 minutos em fogo baixo.
Abro a penela, confiro a textura. Se necessário, volto ao cozimento por mais alguns minutos.
Separo os pedaços de rabada do caldo, passo em peneira, descarto os sólidos e reservo separadamente.
Preferencialmente, deixo passarem a noite em geladeira, o que faz separar e solidificar a parte gordurosa e facilita muitíssimo sua remoção e descarte.
Descarto a gordura e mantenho a gelatina (colágeno) restante.
Segunda etapa (Finalização):
Retomo o cozimento voltando os pedaços à uma panela, juntando a gelatina e levando ao fogo baixo. Deixo derreter a gelatina e levantar fervura.
Acrescento caldo de carne se for necessário. Confiro o sal e ajusto também, se necessário, levando em conta que ainda será reduzido.
Confiro a textura da carne e estimo quanto tempo mais de cozimento será necessário. Cubro a panela e deixo cozinhar.
Vou monitorando a quantidade de molho que quero no final, ajustando o fogo para acelerar ou retardar a redução. Confiro pela última vez o ponto de sal e ajusto se necessário. Pronto!

O empratamento também é bem simples e deve deixar o protagonista em evidência.
Alguns pedaços de rabada regados com seu próprio molho, um pouco de arroz e algumas folhinhas de ervas.
Com menos ou mais molho.
Serve 4 a 5 porções. Bom apetite!

O pulo do Chef: Não sei se você tem, mas se não tem e gosta muito de cozinhar, deveria desenvolver um açougueiro de sua confiança e comprometido com sua fidelidade. Quando eu quero fazer um preparo bem especial, sei exatamente onde ir e a quem pedir. Nessa receita, você pode notar que os pedaços de rabada estão bem uniformes, o que ajuda muito no cozimento e aparência final da apresentação.
Aqui eu falo em 45 minutos de cozimento em fogo baixo, mas se você não está familiarizado com seus recursos (panela de pressão, fogão, etc), recomendo começar com 30 minutos, mesmo que tenha de adicionar mais duas ou três etapas adicionais de 10 minutos.
Leve em conta que a carne terá mais o tempo de finalização, ainda que não seja sob pressão.
Quando mexer a carne durante o cozimento na etapa da finalização, seja cuidadoso, pois as carnes estarão bem perto da textura final e pode sofrer algum dano com os exageros.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!