quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ossobuco de Vitelo com Polenta

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 Kg de ossobuco de vitelo (corte alto de 6cm)
3 colheres (sopa) de Tempero de Uso Geral (clique AQUI para ver a receita)
Trigo para polvilhar qb
3 cenouras finas, contadas em rodelas finas
1 cebola média picada á brunoise
4 costas de salsão picadas em cubinhos
3 dentes de alho
300ml de vinho branco
3 colheres (sopa) de pasta concentrada de tomate
1 litro de caldo de carne
Azeite de oliva qb
1 limão siciliano (raspas e gomos cortados para servir)
Sal qb

Polenta para acompanhar (preparada com 200g de polenta pré cozida)
Gremolata para saborizar o ossobuco.


À diversão:
Eu tempero de véspera o pedaços de ossobuco com tempero de uso geral a base de cebola, alho, salsa, salsão e sal (clique AQUI para ver a receita). Conservo em refrigeração até o dia seguinte.
Umas duas horas antes de iniciar retiro da geladeira e deixo aclimatar.
Seco todos os pedaços de ossobuco com papel absorvente, polvilho com farinha de trigo. Aqueço uma caçarola com um traço de azeite e selo todos os pedaços em duas etapas. Reservo.
Na mesma caçarola, deglasseio com vinho branco a crosta deixada no fundo com resíduos de carne e trigo. Entro com os legumes e refogo por alguns minutos.
Retorno os pedaços de ossobuco para a caçarola, adiciono o caldo de carne até cobrir os pedaços e a pasta concentrada de tomate. Confiro o sal e ajusto se necessário. Tampo a caçarola e deixo cozinhar em fogo baixo por 2 horas e meia, sob vigilância constante, tanto da quantidade de caldo como da textura.
Decorrido esse tempo, confiro finalmente a textura da carne. Finalizo adicionando raspas de limão siciliano. Desligo o fogo e deixo coberto por 10 minutos antes de servir.
Sirvo o prato acompanhado de Polenta e uma fatia de Gremolata sobre o ossobuco para que derreta lentamente com o seu calor. Adiciono um tanto do molho e alguns pedaços dos legumes.
Veja a cor e a umidade da carne!
Serve 4 a 5 porções.

O pulo do Chef: Esse molho não requer nenhum elemento extra para ser "fechado", como adição de trigo por exemplo. A quantidade de trigo inicial será suficiente para que ele ganhe uma textura adequada para ser servido.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!