quinta-feira, 2 de julho de 2020

Moscardini (Mini Polvo) con Patate

Moscardini é como  os italianos chamam os mini polvos e já ouvi por aqui serem  chamados de Cheveirinhos... Seja como for, trata-se de  uma especiaria muito apreciada com diversas preparações.

Alla ricetta...
Ingredientes:
4 moscardini (aprox. 350g)
4 batatas médias
1/2 cebola
Alecrim qb
Salsinha qb
Manjericão qb
4 dentes de alho
Manteiga qb
Azeite de Oliva qb
Sal qb

À diversão:
Numa panela de pressão com um dedinho d´água junto os talos e folhas de salsinha,  alecrim, os  dentes de alho, azeite, a cebola e sal.
Levo ao fogo e assim que aquecer adiciono os moscardini.
Fecho a panela e depois que pega pressão deixo 8 minutos. Apago o fogo e deixo perder pressão, sem pressa de abrir.
Abro, confiro a textura, reservo os moscardini. No mesmo caldo que se formou cozinho as batatas até atravessar um palito. Escorro e levo as batatas numa boa sartén aquecida com azeite e manteiga qb.
Deixo dourar, junto os moscardini, ajusto o sal, se necessário. 
Emprato com as batatas, dois moscardini, um traço de azeite de oliva extravirgem e as ervas. Finalmente, rego com os resíduos de azeite e manteiga que ficaram na sartén.

Porção para 2 pessoas.


O pulo do Chef: o polvo é um "bicho" que exige certos macetes pra cozinhar. Normalmente 7 a 9 minutos na pressão (contados depois que a panela chiar) são suficientes. Porém, algumas vezes será necessário um pouco mais de tempo. Os polvos originários da costa brasileira, por exemplo, vivem em águas mais quentes do que os que vivem nas águas da Espanha, Portugal, etc. Por lá, eles precisam acumular mais gorduras para enfrentar as águas frias, razão pela qual demandam menos tempo de cozimento. Já por aqui, eles dependem menos dessas gorduras para sobreviver e consequentemente demandam mais tempo de cozimento. Como algumas vezes você não conhece a origem, o certo é cozinhar por 7 a 9 minutos de pressão, interromper o processo para verificar a textura e adicionando tempo na medida do necessário.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Maravilha de ensinamentos. Será o prato do dia dos pais, amanhã.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!