segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Polvo com Batatas e Ora Pro Nobis

Uma receita bem simples de polvo com batatas incrementada com folhas de ora pro nobis...

Alla ricetta....

Ingredientes:
600g de tentáculos de polvo
8 a 10 folhas médias de Ora Pro Nobis
3 batatas médias
2 tomates maduros, firmes
6 mini cebolas
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim  fresco
Manteiga qb
Azeite de oliva qb
Açúcar qb
Sal qb
1 porção de arroz ou outro acompanhamento desejado (opcional)

Para cozinhar o polvo:
1/2 cebola picada em 4 gomos
1 talo de salsão picado
Ervas diversas qb
2 folhas de louro
4 grãos de zimbro
4 grãos de pimenta rosa
Água suficiente para cobrir os tentáculos
Sal

À diversão:
Eu começo cozinhando os tentáculos. Depois de bem lavados entram numa caçarola com água suficiente para cobrí-los, com todos os ingredientes listados para seu cozimento.
Depois de ganhar temperatura, ainda antes de levantar fervura, mergulho os tentáculos, pouco a pouco, para aclimatar com menos impacto de choque térmico.
Aí vão ficar cozinhando, depois de levantar fervura, em fogo doce por aproximados 40 minutos. Pode ser um pouco mais depois de verificar a textura espetando um palito ou garfo pequeno.
Coloco para cozinhar junto com o polvo as batatas, as mini cebolas e os dentes de alho.
As mini cebolas e os dentes de alho ficam na fervura entre 10 e 15 minutos. Depende um pouco dos tamanhos. São retirados e reservados.
As batatas ficam entre 20 e 25 minutos... talvez até um pouquinho mais, também dependendo do tamanho. Espeto cada um deles com um palito para ver o ponto desejado. Elas são retiradas, cortadas em 3 fatias cada e reservadas.
Assim que os tentáculos ficam prontos, escorro, retiro os tentáculos, descarto os sólidos e reservo.
Coloco uma sartén pra aquecer com um pouco de azeite, corto os tomates ao meio, passo sal e açúcar, massageio e coloco na sartén com a parte reta pra baixo. Assim ficarão até desidratarem. Junto aos lados os dentes de alho e as mini cebolas. Salgo pouco e junto raminhos de alecrim.
Assim que ficam bons reservo. Entro com as rodelas de batatas com um pouco mais de azeite e um ponta de colher de manteiga. Deixo de cada lado o suficiente para ganharem um bonito dourado.
Por último passo os tentáculos de polvo e as folhas de ora pro nobis em mais um pouco de azeite bem quente. Elas desidratam rapidamente e eles ganham um bonito tostado. Pronto.
Vamos ao empratamento. Rodelas douradas de batatas de um lado, os tentáculos cruzados, as duas metades de tomate do outro lado, mini cebolas e dentes de alho por cima e decoro com as folhas de ora pro nobis ao acaso.
Serve 2 porções. Bom apetite!

O pulo do Chef: A medida que os tomates se desidratam, vão ficando moles e o manuseio fica mais difícil. Então, recomendo que sejam manuseados com ajuda de uma espátula.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!