Apenas uma forma diferente de apresentar um Arroz com Camarões e Brocolis ganhando sofisticação apenas com o trato respeitoso de um ingrediente tão especial... o trançado em forma de "jogo da velha" com 4 preciosidades desse imenso mar!
Alla Ricetta...
8 camarões grandes, inteiros, com casca e cabeça
8 flores de brocolis pequenas
2 xícaras (café) de arroz
Pasta concentrada de tomates
1 limão siciliano (raspas e suco)
Vinho branco qb
Manteiga qb
Alho qb
Sal qb
À diversão:
Eu começo tratando os camarões, removendo as cabeças, pernas e cascas. Deixo o rabo nos filés por questões estéticas e reservo.
Lavo tudo muito bem, levo uma panela pequena ao fogo com azeite, manteiga e um dente de alho esmagado. Refogo tudo muito bem e adiciono uns 350 a 400ml de água, sal com parcimônia e concentrado de tomates, cubro e deixo ferver para extrair os sabores. Passo por um coador, reservo e descarto os sólidos. Esse caldo vai cozinhar o arroz daqui a pouco.
Lavo as flores de brocolis, adiciono uma pitada de sal, não seco e coloco dentro de um saquinho plástico com a boca apenas enrolada. Momentos antes de empratar eles serão levados ao microondas por 2 minutos.
Tranço os camarões abrindo um espaço no lombo e passando o rabo de outro por ele de modo a formar um quadrado que lembra o "jogo da velha".
Tempero com sal e azeite, massageio e deixo descansar.Com tudo preparado, levo uma panela pequena ao fogo com azeite e frito o arroz. Sal. Entro com o suficiente de caldo substituindo a água de cozimento de arroz na forma tradicional. Deixo cozinhar.
Bem aquecido entram os quadrados de camarões.
Assim que ganham temperatura entro com o vinho branco e tampo oara que cozinhem no vapor do vinho.
Com dois pratos preparados, acomodo metade do arroz em cada um, o quadrado de camarões vão diretamente sobre o arroz, bem como o brocolis sai direto do micro para ocupar o espaço dentro dos quadrados.
É só servir e desfrutar dos sabores e textura.
O pulo do Chef: Você pode temperar os camarões com pimenta do reino branca moída na hora ou noz moscada ralada na hora. Também pode desorar com um salpicado de ervas verdes, etc... Ouse da ousadia, mas por favor não deixe os camarões cozinhar demais!
Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!