terça-feira, 19 de outubro de 2010

Italianinhos Cascudinhos

Final de tarde, o sol já se deitando no horizonte, dentro da padaria sai a última fornada do dia... Dava pra sentir o calor dos pães naquela cesta enorme e ouvir o ruido das cascas "craquelando". O aroma que impregnava todo o ambiente era indescritível! Tomava conta de tudo! Definitivamente, aquelas sensações vão ficar gravadas para sempre na memória!


Minutos mais tarde, como acontecia todas as sextas-feiras, Mario Sbattuto, um menino de uns 10 anos de idade, sai com sua bici de entrega pelas ruas de Istrana em direção a sua casa, aproveitando para fazer a última entrega do dia e levando seu salário diário convertido em parte dos pães daquela última  fornada...
Mas não eram pães comuns que Sbatto - apelido dado ao Mario pela garotada da rua - carregava naquela viagem! Eram os Italianinhos Cascudinhos que seu pai tanto gostava de comer com carpaccio de bresaola!!!


Sbatto, teve assim seus primeiros contatos com o mundo maravilhoso dos pães e pegou gosto pela coisa... Muitos anos mais tarde ele se tornaria um dos melhores chefs italianos.


Por esses dias atras, despertei meu Lievito, fermento biológico italiano que a Suzy e eu (mais ela que eu) alimentamos todos os dias há uns 4 anos - qualquer dia desses conto tudo sobre ele - e depois de um bom trabalho com a massa, resultou nesses Italianinhos Cascudinhos. Comi três deles, ainda quentes, com manteiga Aviação e rosbife Hanz... Faltou o carpaccio de bresaola, mas sobrou boas e saudosas lembranças do Sbatto.


Alla ricetta...
Baguetinhas de 80g cada... a de baixo tem 350g
Ingredientes:
500g de farinha de trigo
330ml de água
200g de Lievito (quem não tem eu dou!)
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) rasa de sal
Mistura para polvilhar (trigo e fubá) qb
Mão na Massa:
Eu dissolvo o Lievito na água, junto o açúcar e metade do trigo. Misturo tudo até formar um creme, junto o sal e o restante do trigo. Sovo até chegar numa massa muito homogênea e lisa... leva uns 10 minutos de trabalho árduo.
Descanso de 20 minutos pra mim e pra massa... ela coberta com plástico para não ressecar.
Retomo e sovo por mais 10 minutos árduos, "beliscando" a massa em bolinhas e juntando de volta.
Parece luta de box... e vamos para o descanso como o anterior.
Retomo e sovo por outros 10 minutos árduos, agora "rebatendo" a massa sobre si mesma, em movimentos sem fim.
Mais uma etapa de descanso como o anterior.
Retomo e corto em 3 partes iguais. Uma delas será o pão de 350g e as outras duas são divididas em 4 partes cada, gerando 8 Italianinhos Cascutos.
Mais uma etapa de descanso como o anterior.
Retomo e enrolo todos eles em forma de baguettes, pulverizo com água e polvilho um pouquinho da mistura (trigo com fubá) e acomodo numa forma enfarinhada. Cubro com plástico e deixo crescer por 1 hora... 2 horas talvez. Aqui, muito mais importante que o tempo, é a aparência deles... a evolução deles... o que será sempre determinado pela disposição do Lievito em fazer a massa crescer.
Monitoro o crescimento e faltando uns 30 minutos para o ponto certo, ligo meu forno elétrico a 180/200 graus e deixo tinindo.
Eu observo o encontro das camadas da massa que acontece ao enrolar os pães... elas começam a abrir com o crescimento, como se fosse descolar. Toco o dedo na baguette para sentir a maciez e a observação visual é outro indicador do ponto de entrada no forno. Obviamente eles aumentam de volume.
Faço um corte longitidinal em cada um deles com uma boa faca pulverizada com água, coloco uma vasilha de aço inox com um pouco d'água na parte inferior do forno e coloco a forma com os pães para assar.
Acabaram de ser enfornados
Depois de 40/45 minutos aproximadamente....
Não é um milagre?!!!
Imediatamente retiro todos da forma e coloco sobre uma grelha para que tomem ar por todos os lados. Fico observando os diferentes formatos que a natureza produziu em cada um deles enquanto escuto o tilintar das cascas "craquelando". É um privilégio de poucos!


Veja a receita Sanduíche alla Sanches clicando sobre o nome.


O pulo do Chef: Quando os pães são polvilhados com a mistura de trigo e fubá, formam casca com mais facilidade. Um pouco de água no fundo do forno produz um ambiente úmido o que permite trabalhar com a temperatura mais alta, facilitando a formação da casca crocante, sem queimar.
Hummmm!!!! Bom apetite!!!
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique.
Print Friendly and PDF

9 comentários:

  1. oi ernei e suzi, sou valéria esposa de valdir stedile da syngenta amigo do lincon vetquimica.estivemos em uma bela ´polenta no sítio de vcs, foi muito agradável.bom também sou muito ligada em coisas da itália e sempre me lembro de vcs.vi na veja uma propaganda de um bar aqui em sp que faz petiscos e drinks italianaos vcs viram? olha só é aperol(o ernei nos serviu puro)mas este é com gelo, laranja proseco e agua com gás, os petiscos são croquete de risoto de tomate seco, e polentinhas fritas com ragu de linguiça em cima, deve ser uma delícia ..........adoro o site de vcs bjs valéria

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Estou conhecendo o blog de vcs hoje e lendo e copiando várias receitas. Me deparei com os Pães Italininhos Cascudinhos e com o Lievito que (para quem não tem tu dá), mas eu moro em Porto Alegre e queria tentar fazer a receita. Como posso fazer o fermento? Ou posso usar o comercial?
    Parabens pelo blog, obrigada

    Nara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nara, eu já enviei a vc a receite do Livieto. Desejo sucesso.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gente, quanto mais penso que conheço de tudo um pouco mais eu descubro que ainda não conheci nada.
    Erney , Livieto é algo que vem pronto tipo produto importado ou é algo que se pode fazer em casa? Não vale rir, tá? Mas eu já falei em outro comentário que estou no "começo de carreira" nessa coisa(fissura) de fazer pão italiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia Regina, eu teria de escrever um romance para falar de "lievito", pois sou apaixonado por eles. Mas vamos deixar isso pra uma outra oportunidade. O que posso dizer é que tenho um que preparei a partir de uma maçã e isso já faz mais de 5 anos. Fizemos uma amizade inseparável desde que nos conhecemos e hoje somos amigos inseparáveis. Cuidamos dele todos os dias, quando vamos fazer pão e também quando não vamos. Levamos nas viagens curtas, seja pra onde for e deixamos sempre duas mudas com pessoas diferentes quando vamos viajar longe e por mais tempo.
      Resumo, acho que se pode comprar, tanto aqui como na Itália, mas não acredito que seja o mesmo. Eu já disse aqui que dou um pedaço do meu pra quem quiser e continuo dizendo, pois não me considero dono dele. Apenas está comigo!
      Vou postar a receita do Lievito aqui logo, logo, mas adianto que demora 21 dias para ficar pronto para o uso.
      Última coisa: o que difere um pão (de padaria) do pão italiano, aquele cascudo, mais pesado e com odor característico levemente azedo, é apenas o fermento... de resto, a água, farinha e sal são os mesmos e nas mesmas proporções. Um abraço e espero ter ajudado. Erney

      Excluir
  5. Oi boa tarde!
    Gostaria de aprender a fazer esse fermento vc poderia ensinar? Ou teria como substituir por outro fermento?
    Grata como sempre!
    Ah eu fiz a sua receita de pernil no natal e usei o vinho mesmo! todos aqui derreteram junto com o pernil fenomenal que vc ensinou a fazer obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Estou entrando agora neste lugar maravilhoso e cheio de receitas e dicas. Já foi passada a maneira de criar o lievito? Agradeço a atenção e.muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel Matta, obrigado pela visita e volte semore. O Lievito já foi postado sim e aqui segue um link para facilitar seu acesso: http://www.cozinhaousada.com/2012/09/lievito.html
      Boa sorte.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!