sábado, 1 de janeiro de 2011

Churrasco Italiano

Todo mundo tem um amigo chique, daqueles que conhecem profundamente a gastronomia e cozinham super bem... eu tenho a felicidade de ter alguns e entre eles está o casal Bifulco, a Liliana e o Carlos Alberto, a quem presto essa pequena homenagem.
Uma vez estávamos na casa de praia deles, no Guarujá, e tivemos a honra de degustar essa receita de família. Na verdade da mãe da Liliana. Eles chamam de Churrasco Italiano.
A receita está perpetuada no livro Segredos de Cozinha (Oficina do Livro Editora), uma coletânea de diversas receitas, onde o Bifulco aparece como um dos autores, contando sua bonita história.  
Dentre os ingredientes aparece a polêmica pimenta do reino, a qual prefiro não usar e oferecer à mesa para quem quiser adicionar na sua porção.
Na receita original a farinha de rosca é comum e aí está a outra pequenina modificação que fiz. Prefiro usar a farinha de rosca preparada em casa, feita  com pão italiano torrado e triturado grosseiramente no liquidificador. Ela confere maior crocância e rusticidade ao prato.
Por último, a receita original só leva salsinha, mas prefiro o cheiro-verde. Acho que a cebolinha verde dá um sabor especial à carne.
Se você gosta de um churrasco nos finais de semana não deixe de provar essa receita, pois é muito, muito boa!!! 


Chega de blá, blá, blá e vamos alla ricetta...
Ingredientes:
2kg de miolo de alcatra cortados em bifes
300g de Farinha de Rosca rústica (de pão italiano torrado sem deixar dourar)
200g de Parmesão ralado
Cheiro Verde picado qb
Pimenta do Reino (só pra quem gosta e não é meu caso)
Azeite de oliva qb
Sal qb
Espetos duplos
Uma churrasqueira em brasa e bem aquecida


Mão na Carne:
Eu salgo os bifes e unto com um pouco de azeite. Reservo.
Preparo uma farofa com a farinha de rosca, parmesão, cheiro verde e sal.
Vou colocando os bifes sobre a mesa de trabalho e cubro com a farofa. Enrolo cada um deles fazendo aderir a farofa também na parte externa. Vou colocando num daqueles espetos duplos até completar umas 8 unidades, rego com azeite e levo à brasa.
Controlo o ponto de retirada deixando rosado por dentro e bem crocante por fora.


O pulo do Chef: A familiaridade com o churrasco é importante, mas não fundamental. Você pode retirar e cortar um dos bifes para verificar o ponto desejado, mesmo que tenha de voltar um pouco mais para a brasa.
Cuidado com a adição de sal uma vez que o parmesão e a farinha de rosca já levam sal na sua composição.


Essa quantidade serve de 6 a 8 pessoas.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique... Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Ola rezido em ATHENAS GREECIA gostaria de saber q. tipo de carne e apropiada para churrasco e da onde sai a picanha gentiumente muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Terezinha, obrigado pela visita e volte sempre. Sobre sua pergunta, temos usado bifes de alcatra bovino para o Churrasco Italiano. Sobre a localização da picanha no boi, sugiro que vc visite esse link e veja o "mapa" das carnes um boi-gráfico, entre outras curiosidades: http://churrascariadogaucho.blogspot.com.br/2011/02/curiosidades-sobre-picanha.html
      No link você pode ver também a localização do alcatra. Boa sorte, volte sempre e desejo que você desfrute muito viver em Atenas. Tive oportunidade de visitar duas vezes a Grécia, Atenas entre outras cidades, um país muito lindo! Abuse do Cozinha Ousada. Erney Feltrin

      Excluir
  2. achei super interessante essa receito, porem tenho uma duvida, com o calor da brasa o queijo nao derrete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, ele não derrete. É um parmesão com consistência firme e suporta super bem a temperatura. Prove.... vale a pena! Obrigado pelo prestígio e volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir
  3. Muito interessante e gostaria de saber se vc tem alguma receita de tender caseiro, como fazer o tender a partir da carne crua, quais os temperos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está procurando por CHARCUTARIA ARTESANAL, algo bem específico. O que posso dizer a vc é que existe um Chef chamado Mario Portella que ministra cursos de charcutaria. Veja o site http://blog.gourmandclub.com.br/?p=72.
      Ele também está no Facebook: https://www.facebook.com/mario.portella.9
      Divirta-se. Obrigado pelo prestígio da visita e volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!