domingo, 17 de abril de 2011

Cogumelos Versáteis - Base

Existem muitas receitas que levam cogumelos como guarnição, complemento, cama, recheios, decoração, etc...
Pra facilitar, coloco aqui 3 bases com os cogumelos versáteis, como o Porto Belo por exemplo, mas podem ser usados diversos outros tipos, que irão compor diversos outros pratos:
1 - Salteados inteiros que podem receber recheios ou coberturas e serem gratinados para servir como entrada, por exemplo.
2 - Fatiados e salteados que podem servir para guarnição, cama, decoração ou serem triturados para compor recheios para massas recheadas, como ravioli, tortelli, etc. Nos risotti ficam espetaculares.
3 - Talos fatiados e salteados - especialmente os talos do Porto Belo servem muito bem para recheios, pois ficam bem macios ao cozimento e não têm nenhum sabor amargo como alguns outros. Também podem ser espetaculares ingredientes no preparo de omeletes.


Estes, recebi de presente da Silvia, pessoa especial que sabe tudo sobre esses "bichos" tão maravilhosos e versáteis. Quando recebi estava fazendo confusão com os Shiitakes... A Silvia gentilmente me alertou que eram Porto Belo. Também me ensinou que os talos dessa espécie não são amargos. Pesquisando minha coleção de fotos, notei que o interior dos Porto Belo são pretos e os Shiitakes são brancos.
Silvia, adorei saber tudo isso e pode me contar tudo que quiser sobre eles. Fica registrado meu especial agradecimento pelo maravilhoso presente.

Com parte deles fiz o recheio de um prato chamado Tortelli recheados de Cogumelos e Ricota... qualquer hora dessas coloco a receita aqui.
Alla ricetta...
Ingredientes:
400g de cogumelos Porto Belo
Vinho branco qb
Cheiro verde picado qb
Azeite de oliva qb
Sal qb


Cogumelos crus já sem os talos.
Preparo:
A primeira coisa que faço é limpar os cogumelos com um pincel para "espantar" eventuais grãozinhos de areia que podem ficar do processo de colheita. Em seguida retiro todos os talos, corto em fatias não muito finas. Reservo.
Separo os maiores e mais perfeitos para deixá-los inteiros e os demais são fatiados. Assim tenho os cogumelos divididos em 3 diferentes formas.
Cogumelos já salteados.
Aqueço azeite numa sartén, inicio pelos inteiros, passando bem de ambos os lados. Na virada acrescento um traço de vinho, sal e cheiro verde. Reservo.


Repito a operação com os talos e com as fatias.
Talos dos cogumelos prontos para serem salteados.
Talos já prontos.
Cogumelos fatiados já salteados.
Guardo refrigerados para uso diverso.


Também pode ser feito com Shiitakes, que ficam assim:


O pulo do Chef: A limpeza dos cogumelos é importante, pois não é agradável perceber "areinhas" ao mastigar. No processo de colheita é normal que grãozinhos de areia ou terra fiquem junto com eles e precisam ser limpos antes de processados. Eu não gosto que fiquem molhados e prefiro usar um pincel para a limpeza.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!