segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vieiras em cama de Aspargos e outros breguetes

Alla ricetta...
Ingredientes:
6 Vieiras médias limpas
20 camarões pequenos limpos
8 hastes de aspargos frescos
2 fatias de tomate
2 fatias de palmito pupunha
2 azeitonas pretas descaroçadas
Folhas de salsa para decorar e para saborizar o molho
2 cilindros de Gnocchi de Semolina (clique sobre o nome para ver a receita)
Shimeji salteado para decorar os gnocchi qb
50ml de caldo de camarões
Peperoncino moído qb (pimenta vermelha desidratada em pó)
Noz moscada ralada na hora qb
Vinho branco de boa procedência qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
2 palitos de culinários grandes

Mãos nas Vieiras:
Tempero as vieiras e os camarões com sal e peperoncino. Passo os espetinhos culinários na água e espeto 3 camarões em cada um. Reservo.
Limpo os aspargos retirando as partes mais duras das bases e reservo.
Monto as fatias de palmito pupunha sobre as fatias de tomate e acomodo uma azeitona preta sobre elas. Reservo.
Ligo o forno elétrico no super mínimo e coloco 2 pratos para aquecer.
Douro 2 cilindros de gnocchi com azeite numa sarten e já acomodo um em cada prato, ainda dentro do forno. Salteio uma porção de shimeji e os aspargos também em azeite e sal. Acomodo os shimejis sobre os gnocchi e arranjo a cama de aspargos nos pratos sem retirar do forno.

Na mesma sarten entram os camarões, incluindo os 2 espetinhos e as vieiras. Uma passada rápida de um lado, outra de outro e todos vão para os pratos. Os espetinhos sobre os gnocchi, as vieiras sobre a cama de aspargos com um camarão sobre cada uma delas. Os demais camarões também sobre os gnocchi.


Mantenho tudo dentro do forno. Deglaceio a sarten com o caldo de camarões e vinho branco adicionando um ramo de salsa para saborizar. Deixo reduzir até conseguir uma cremosidade média, ajusto o sal, descarto o ramo de salsa.
Finalização do prato:
Retiro os dois pratos do forno, acomodo uma "torre" de palmito, tomate e azeitona em cada um, sobre um ramo de salsa. Gotejo o molho sobre as vieiras, os gnocchi e um pouco ao lado deles.
Sirvo imediatamente.

O pulo do Chef: Temos aqui nessa composição 3 receitas de "Agradinhos" que podem ser usados para um bom início de refeição: A "torre" de palmito pupunha com tomate e azeitona preta, o espetinho de camarões e as vieiras cobertas com camarão. Eles podem ser servidos separadamente.
O ponto de saltear camarões e vieiras é algo que merece muita atenção... absolutamente nada mais que 2 minutos para esse tamanho, tanto para as vieiras como para os camarões. Caso contrário, entram e processo de enriecimento prejudicando a textura.
O Gnocchi de Semolina pode ser substituído por muitas outras coisas, como um risotto, por exemplo. Deixe a imaginação voar. 


Porção para 2 pessoas.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!