sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Berinjelas em Canoas Recheadas

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 berinjelas médias cortadas ao meio na longitudinal
1 porção de qualquer carne previamente preparada (leia O pulo do Chef no final) qb
Cebolinhas verdes picadas
Parmesão ralado grosso qb
4 fatias de muçarela
400ml de passata de tomate
1 dente de alho
Azeite de oliva qb
Sal qb
Preparo:
Eu coloco o forno para aquecer a 180/200 graus.
Com a ajuda de uma colher, retiro o miolo das metades das berinjelas, pico bem e reservo.
Pego a porção de carne e pico bem. Levo a uma sartén com um pouco de azeite, junto os miolos das berinjelas, a cebolinha e deixo amolecer bem. Ajusto o sal e reservo.
Noutra sartén, coloco azeite e o dente de alho para dourar. Retiro e descarto depois que ele entregou os sabores e aromas. Entro com a passata de tomate e apuro ajustando o sal e o açúcar. Reservo.


Recheio as metades das berinjelas e cubro com muçarela e uma boa polvilhada de parmesão. Acomodo agora as metades em travessas com molho - das que possam ir ao forno e depois diretamente à mesa. Levo ao forno para gratinar. Sirvo imediatamente.


Serve 2 pessoas como prato principal ou prato único e 4 pessoas como entrada ou primeiro prato.

O pulo do Chef: A adição dos miolos picados das berinjelas fazem o papel de conferir a cremosidade para o recheio.
Nessa preparação foi usada uma porção de carne de peru assado na ceia de Natal e congelado depois. Mas poderia ser de qualquer outra carne já preparada, como sobras do frango assado, pernil, etc.
Outras carnes frescas podem ser usadas e nesse caso será necessário saltear com temperos antes de incorporar ao recheio preparado com o miolo das berinjelas.
Muitos outros ingredientes podem ser adicionados a esse recheio, como ovo cozido, ervilhas, cenoura, abobrinha, salsa, batatas, vagem, etc. Deixe a criatividade voar!!!


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!