quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Salada de Trutas, Endívias, Caviar e outros Breguetes

É bom abrir Fevereiro com opções leves, mas sem abrir mão do sabor! As saladas ganham destaque no verão, mas podem ainda ganhar muito mais importância quando preparadas com ares de sofisticação... Nos dias quentes temos naturalmente menos apetite, mas quando o visual é muito atrativo tudo se compensa!
Falo da forma de apresentar com a adição sutil de pequenas porções de ingredientes relativamente raros, como as ovas negras de Capelin, por exemplo.
O Gorgonzola confere um toque de sabor inigualável, mas cuidado para não  exagerar e fazer predominar sobre os outros ingredientes.
Se não bastasse, ainda temos as Trutas do meu amigo Afonsinho, as TRUTAS NR, levemente defumadas a frio lá em Sapucaí Mirim. Não existe nada igual...!!! Essas eu trouxe direta e pessoalmente de lá para preparar a salada.
Alla ricetta.
Ingredientes:
2 filés de trutas NR defumadas
4 pontas de Endívias
20 tomatinhos-cereja
100g de Gorgonzola
100g de Ovas de Capelin
4 brotos de manjericão fresco para decorar
Azeite extravirgem de oliva qb
Sal qb
As trutas são a estrela dessa salada!
Montagem:
Eu separo 4 pratos daqueles quadrados. Preparo as endívias, lavando, desfolhando e separando as folhas mais bonitas e perfeitas.
Para essa receita uso 16 delas (4 para cada prato). Acomodo cada uma das folhas nos cantos do prato deixando uma "canoa" preparada.
O restante eu pico em quadradinhos, divido em 4 porções e acomodo no centro de cada um dos pratos.
Corto os filés de trutas e acomodo um bom pedaço dentro de cada uma das "canoas" de endívia.
Pego os tomatinhos-cereja, lavo e corto todos ao meio. Acomodo no centro do prato sobre os quadradinhos de endívias picadas. Por cima deles pedaços de gorgonzola.
Finalizando, uma ponta de colher de ovas de Capelin entre as "canoas" de endívias, um ramo de manjericão no centro, sal e azeite por cima de tudo.
Pronto para servir.
Deixo à mão pequenas torradinhas para acompanhar. 
Visite o site das TRUTAS NR, clicando aqui:

O pulo do Chef: Existem as ovas de Capelin também vermelhas e podem fazer bonitas composições de cores com outros ingredientes. A "estrela da festa", nesse caso as trutas defumadas, também podem ser substituídas por Salmão, fresco ou defumado, ou muitos outros peixes, frutos do mar ou aves.
Serve 4 porções.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!