sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pappa al Pomodoro

A palavra bettola em italiano designa um tipo de taverna, ou seja, um lugar normalmente muito simples, com variedade restrita de pratos servidos, receitas de preparo rápido e igualmente simples, mas tudo muito gostoso!
Nesses lugares costuma-se comer muito bem e pagar um preço bastante justo, entretanto nenhum glamour no serviço deve ser esperado. É até possível encontrar algumas opções de vinhos na carta, mas o que rola mesmo é o vinho da casa, fornecidos diretamente por pequenos produtores, ou mesmo por produção própria, estocados "lá dentro" em barricas ou garrafões. Se insistir muito existe a chance de se conseguir uma taça ou cálice de cristal transparente (devem guardar alguns para turistas), mas o normal são os copos de vidro - parecidos com aqueles americanos - e muitas vezes coloridos. Tudo isso parece um mundo de heresias, mas os italianos adoram e elas vivem lotadas.
Ano passado quando visitei uma delas, cheguei a insinuar que queria beber o vinho numa taça de cristal transparente. Como eu havia sido levado até lá pela Julia (Salve Julia!), nossa amiga que vive em Firenze, também amiga dos donos, já me gozaram e me entregaram um copo simples de vidro... e VERDE!!! Todos riram da cara que fiz, mas entrei no clima e me diverti muito. Até cheguei a esquecer que havia estacionado o carro como os italianos, ou seja, no único lugar possível - sobre a calçada. No final das contas saí no lucro: Não fui guinchado, não tomei multa e ainda ganhei de presente um livro com todas as receitas do Alla Vecchia Bettola dos donos, com as receitas de famiglia.


Esta receita de Pappa Al Pomodoro é um bom exemplo das que estão no livro e é preparada no Alla Vecchia Bettola de Firenze (Viale Vasco Pratolini, 3), lugar que deve ser visitado por quem está interessado em conhecer um pouco mais de perto o "italian way of life", ou melhor, o "stile di vita italiano". 


Alla ricetta...
Ingredientes:
6 tomates grandes bem maduros
1 pãozinho fatiado fino
1 alho porró fatiado
2 dentes de alho
Folhas de manjericão qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Utensílio: passador de tomates
Mãos na pappa:
Numa panela média, coloco o alho porró, algumas folhas de manjericão e o alho para dourar ligeiramente em azeite.
Enquanto isso, retiro as sementes dos tomates e passo pelo passador, descartando as cascas.
Junto na panela e deixo cozinhar por uns 15 minutos em fogo baixo.
Ajusto o sal e junto as fatias finas de pão.
Misturo bem fazendo incorporar todo o molho, acrescento mais algumas folhas de manjericão.
Acomodo num prato, acrescento um traço de azeite e sirvo. Nesse caso está acompanhada por uma fatia de pão de azeitonas pretas e nozes.
Serve 2 porções.


O pulo do Chef: os tomates precisam estar bem maduros para passarem bem pelo passador. Se não estiverem podem receber uma fervura por alguns minutos antes desse processo. Eles também podem ser substituídos por "passata" de tomates, daquelas italianas que são apresentadas prontas em vidros de 690g.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!