terça-feira, 13 de março de 2012

Brioches do Povo

- O povo clama por pão, Majestade!
- Porque eles não comem Brioches, ora bolas!


Quando você provar um deles poderá entender a famosa frase! Os brioches, especialmente quando acabam de sair do forno, além de perfumar todo o ambiente, invadindo sem permissão e nenhuma cerimônia durante todo o tempo de assar, são extremamente macios e saborosos, delicadamente adocicados. É muito difícil resistir !!!


Só nos resta ir alla ricetta...
Ingredientes:
500g de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar as forminhas)
300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mais um pouco para pincelar as forminhas)
6 ovos para a massa
1 ovo pequeno para pincelar os brioches
20g de fermento biológico (uso o Itaiquara)
75g de açúcar
10g de sal
12 forminhas redondas de alumínio de 8 x 2cm
Uma boa batedeira  (uso uma KitchenAid daquelas possantes)


Mãos nos brioches:
Eu coloco o fermento dentro do bowl da batedeira com um pouco do açúcar. Enquanto derrete, organizo os outros ingredientes. Adiciono todos os demais ingredientes deixando a farinha por último. Bato por 5 minutos, desligo, cubro com um pano limpo e deixo descansar por 20 minutos.
Nesse tempo pincelo as forminhas com manteiga e passo um triguinho. Retomo a massa e volto a bater por mais 5 minutos. Imediatamente transfiro para uma superfície enfarinhada e divido em 12 partes iguais.
De cada uma dessas 12 partes, retido um pequeno pedaço suficiente para fazer uma pequena bolinha.
Faço as bolas com cada uma das partes maiores e coloco dentro das forminhas. Faço as bolinhas com cada uma das partes pequenas, pressiono com o dedo a superfície das bolas grandes e deposito na depressão.
Essa é uma variação com 3 bolas e uma pequena colocada por cima.
Protejo e deixo crescer por uns 45 minutos a 1 hora.
Enquanto coloco o forno para aquecer a 180 graus, preparo um ovo pequeno descartando parte da clara, misturo bem e pincelo toda a superfície dos brioches antes de levar ao forno.
Aqui já estão crescidos e prontos para entrar no forno.
Quando levo ao forno, mantenho a temperatura pelos primeiros 10 minutos e depois reduzo a 150/160 graus. 
Que pena que ainda não inventaram um jeito de transmitir os aromas! 
Deixo até ganhar um maravilhoso bronzeado. Retiro, desenformo (com facilidade) e coloco numa grade para tomar ar, não sem antes comer um deles.
Ficam com esse aspecto no formato opcional com 3 bolas.
Olha só como fica essa massa! Resista se puder e Bom Apetite!
Prepara 12 brioches.

O pulo do Chef: Meu conselho é para que você ajuste a temperatura segundo o tipo e potência do forno que você tem. Os brioches coram com facilidade.
Eles são facilmente desenformados pela quantidade de manteiga que leva na massa.
Eu gosto de usar mais a gema que a clara do ovo destinado a pincelar os brioches. Chego a descartar parte da clara e algumas vezes gosto de diluir o conteúdo com um pouquinho de água para facilitar pincelar os brioches.

Deixa aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. muito lindo e aparentimente gostoso de derreter na boca e ficar com gostinho de quero outro!!!!
    parabéns pelo compartilhamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VKGomes, obrigado pela visita e volte sempre. Que pena que a informática ainda não consegue transmitir os aromas e os sabores. Por enquanto só posso dizer que sua percepção é absolutamente correta e ps brioches valem a pena! Um abraço, Erney

      Excluir
  2. Hum que delicia !!!
    Minha batedeira é a Planetária Arno, uso o gancho para massas é isso ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela, é isso mesmo, mas eu não sei avaliar a potência da sua batedeira. Essa massa não é das mais duras e não exige tanto das batedeiras, mas veja se funciona. Se não for bem, tvz vc precise dividir a massa em suas partes e amassar sepadado. Depois junte fora dela. Outra possibilidade, caso sua batedeira não aguente, é fazer meia receita. Desejo sucesso e diversão. Obrigado pelo prestígio da visita e volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!