terça-feira, 10 de abril de 2012

Trutas com Gnocchi de Semolina e Uvas Red Globe

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 filés de trutas (eu uso as Trutas NR)
2 discos de gnocchi de semolina e camarões (para ver a receita clique AQUI
8 bagos frescos de uva red globe (cortados ao meio e sem sementes)
1/4 de cebola picada a brunoise
150ml de creme de leite fresco
1 laranja (suco)
Parmesão ralado qb 

Raminhos de tomilho qb
Noz moscada ralada na hora qb
Trigo qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Legenda: qb=quanto baste; a brunoise=em cubinhos bem pequenos; NR=Nosso Recando, trutas criadas em Sapucaí Mirim do meu amigo Afonsinho.


Preparo:
Eu tempero os filés de trutas com pouco sal e noz moscada ralada na hora. Deixo descansar.
Numa forma untada com azeite, levo dois discos de gnocchi cobertos por parmesão ao forno pré-aquecido para gratinar por 10 minutos aproximados.
Levo uma sartén com azeite ao fogo e douro a cebola. Enquanto isso, polvilho os filés com trigo e deito na sartén com a pele para cima. Deixo por uns dois minutos (isso vai depender da potência do seu fogão) e viro com a pele para baixo deixando por mais dois minutos. Retiro e reservo em ambiente aquecido.
Na mesma sartén - onde permanecem os resíduos dos filés - entro com o creme de leite e o suco de laranja. Vou mexendo e reduzindo até ganhar cremosidade. Adiciono algumas folhinhas de tomilho, ajusto o sal, desligo o fogo e entro com as uvas red globe.
Monto os pratos colocando um disco do gnocchi, ao lado um filé, decoro com os grãos de uvas, com o molho cremoso e com os raminhos de tomilho.Sirvo imediatamente. 
Serve 2 porções.


O pulo do Chef: As uvas precisam ter as sementes retiradas e devem entrar no molho apenas depois do fogo desligado para manutenção do frescor e a textura.
A acidez do suco de laranja e das uvas contrasta muito bem com a untuosidade do creme de leite e combinam super bem com a carne de sabor suave das trutas.

Minha recomendação é o uso das Trutas NR, criadas em Sapucaí Mirim. Elas podem ser encontradas na Rede Pão de Açúcar comercializadas com a marca Taeq.



Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!