segunda-feira, 11 de junho de 2012

Beijos de Namorada

O dia dos namorados está aí... e não importa a idade ou o tempo de relacionamento. Os namorados serão sempre eternos namorados.
Essa receita é italiana de origem e se chama Baci di Dama.
Existem diferentes datas para comemorar esse dia e também o enorme componente comercial, assim como tantas outras datas. Na Itália, como em muitas outras culturas a data é comemorada em 14 de Fevereiro e se mistura com o dia da amizade, Dia de São Valentino, como no México, por exemplo.
O mais importante é que eles podem ajudar a transmitir sua mensagem de carinho para sua/seu namorada(o), dando um toque concreto e delicioso para suas palavras.
Feliz dia Dos Namorados!
Alla ricetta...
Ingredientes:
75g de farinha de trigo especial
75g de manteiga em temperatura ambiente cortada em cubinhos
50g de chocolate
75g de amêndoas
Raspas de casca de laranja qb (uma pitadinha)
Sal qb (uma pitada)
Gotas de Baunilha qb (algumas gotas)
50g de açúcar
Mãos nos Beijos:
Eu trituro as amêndoas no processador junto com o açúcar. Transfiro para uma travessa, junto a manteiga, a farinha e formo uma massa com as mãos.
Junto as cascas de laranja, a baunilha e a pitada de sal.

Amasso tudo formando uma bola bem homogênea, envolvo em filme plástico e levo a repousar no refrigerador por uma hora.
Retomo a massa, divido em 40 bolinhas, capricho no formado e vou dispondo numa forma forrada com papel manteiga.

Dou uma leve “achatadinha” nelas para tomar a forma desejada. Levo a forma ao refrigerador por mais 30 minutos, enquanto coloco o forno para aquecer a 160 graus.
Levo ao forno por cerca de 20 minutos cuidando para que não ganhem nenhum tom dourado. Retiro e deixo resfriarem.
Enquanto isso derreto o chocolate no microondas, coloco num cone de papel manteiga, corto a pontinha para que fique um furo bem pequeno. Decoro a superfície de cada um deles com desenhos ligados ao tema e deixo chocolate esfriar e endurecer.
Um pouco mais de perto? OK.
Rende 40 "beijos"... seria mais do que você merece? Ainda é tempo... Já pra cozinha!

O pulo do Chef: Triturar as amêndoas junto com o açúcar faz com que este absorva os óleos liberados por aquelas. Esses biscoitos podem ser recheados e montados colocando um tanto de chocolate na parte plana de um biscoito, prensado levemente contra outro biscoito, formando assim um sanduíche. Para isso os biscoitos precisam ser menores.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Claro que pode substituir o chocolate. Se me permite uma sugestão, pegue uma xícara de açúcar de confeiteiro (aquele bem fininho) e misture com duas colheres de suco de limão siciliano. Coloque gotinhas desse glacê sobre os biscoitinhos e deixe secar. Ficam muito saborosos! Boa sorte! Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!