quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Apfelstrudel

Que pena que ainda os aromas não são transmitidos pelas redes! Se fossem esse strudel mataria muita gente de êxtase!
Outro dia recebi um email. Seu título era "Faz pra mim?". Abri e não havia nenhum texto... e nem precisava! Anexo um arquivo Word chamado "APFELSTRUDEL.docx". Abri e tinha uma receita escrita em perfeito espanhol de uma pessoa chamada Luis Olmedo. Recado recebido e entendido.
Bem, a vida anda mesmo mudada... Eu que tenho entre minhas diversões favoritas a observação do comportamento humano, noto que namorados namoram pelos smartphones mesmo quando sentados lado-a-lado, amigos se reúnem para um chopinho e "conversam" pelos smarts... O que se pode fazer?!! Lembrei de um filme antigo de ficção (ficção?!) chamado Barbarella, do final dos anos 60 e acho que com a Jane Fonda. Ela fazia amor por telepatia apenas tocando uma das mãos na mão do namorado! Fiquei desesperado em pensar que isso pode estar se tornando realidade! Lembrei da minha idade e logo me acalmei.
Voltando ao email, vinha de bem pertinho, na verdade vinha da poltrona ao lado e passara pelo nosso roteador comum! Vinha da Zizy e seu pedido, venha por qualquer mídia, eu sempre gosto de atender!
Saí pro mercado em busca das maçãs, os outros ingredientes estavam todos disponíveis na despensa. Mãos na massa... Ganhei uns pontos e agora estou melhor classificado... perdendo só por uns 15 x 0.

Alla ricetta...
Ingredientes:
Massa Filo
180g de farinha de trigo
100ml de água (pode ser um pouco mais se a massa ficar dura)
30ml de óleo vegetal
1 pitada da sal
15 gotas de vinagre branco

Recheio
400g de maçãs descascadas, descaroçadas e cortadas em fatias finas
60g de açúcar
1/2 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de suco de limão
50g de nozes picadas
70g de passas negras, sem sementes, reidratadas em conhaque
Conhaque (ou outro spirit* de sua preferência) qb
70g de farinha de rosca
30g de manteiga (para dourar junto com a farinha de rosca)
70g de manteiga (derretida, para pincelar a massa filo ao enrolar)

Açúcar de Confeiteiro para finalizar qb
Forma de alumínio
Papel Menteiga
Manteiga qb (para untar o papel e forma)
* ver Glossário

A Diversão
Três passos de pré-preparo:
1 - A primeira coisa que faço é colocar as passas para reidratar no conhaque. As que uso são macias e precisam de umas 3 horas para ficarem prontas para o uso. Quanto mais secas forem as passas mais tempo precisarão para ficarem prontas.
Passas negras reidratadas em conhaque

2 - A segunda coisa que faço é descascar, desengastar e picar as maçãs. Preparo a mistura de açúcar, canela e suco de limão, junto com as maçãs picadas e deixo macerar na geladeira por umas 2 ou 3 horas. Esse processo vai gerar líquidos que devem ser descartados antes de misturar o recheio no processo final.
Maçãs macerando em açúcar e canela

3 - A terceira coisa que faço e dourar a farinha de rosca nas 30g de manteiga. Reservo.
Farinha de Rosca dourada na Manteiga

Massa: Coloco a farinha e o sal num bowl da planetária, misturo e junto a água, vinagre e o óleo vegetal. Bato por pelo menos 10 minutos. Verifico a textura dela e decido se adiciono ou não um traço mais de água. Normalmente não precisa. Retiro, protejo com filme plástico e reservo descansando por uma hora (no mínimo) em temperatura ambiente.
Preparo as nozes picadas. Reservo.
Nozes picadas
Com os processos de maceração, reidratação e descanso de massa cumpridos, vamos ao processo final do recheio. Descarto os líquidos provenientes da maceração e reidratação, junto as maçãs, passas, nozes à farinha de rosca dourada na manteiga e misturo bem. Reservo.
Todos os componentes do recheio
Assim fica o recheio pronto
Com tudo pronto, derreto a manteiga, ajeito um pincel macio e começo a esticar a massa. Começo enfarinhando uma área de trabalho e ajuda de um rolo. Depois de bem fina, continuo afinando esticando com as mãos até ganhar transparência. A área de trabalho precisa ser suficientemente grande para o tamanho que a massa adquire.
A Massa Filo precisa ter essa transparência e espessura
Acomodo todo o recheio num lado da massa, cubro com uma borda, vou pincelando a massa com manteiga e enrolando. Vou abrindo mais e mais a massa, passando manteiga e enrolando. Quanto mais voltas, mais "filo" ela vai ficar e dou sempre mais que 6 voltas. 
Pronto para entrar no forno
Com o rolo terminado, acomodo numa assadeira forrada com papel manteiga untado. Dobro para acomodar e levo ao forno pré-aquecido a 180 graus.
Apfelstrudel pronto suavemente dourado
Leva aproximados 45 minutos para ficarem suavemente dourado, mas vai depender do seu forno. Mellhor monitorar pela cor que a massa ganha que pelo tempo. Retiro do forno e está pronto.
Pode ser servida ainda quente, o que é irresistível. Pode ser frio, mas o importante é que se pulverize com açúcar de confeiteiro.

O pulo do Chef:
1 - A massa filo precisa descansar para ganhar elasticidade. Somente assim se consegue produzir uma folha de massa tão fina. Note que o processo de maceração leva apenas 60g de açúcar.
2 - Depois pronto o processo, os líquidos são descartados, o que significa que boa parte dos 60g de açúcar serão descartados também. Com isso, o teor de açúcar adicionado é bem pequeno, o que faz do Apfelstrudel uma sobremesa bastante interessante.
3 - Finalmente, não é um problema os "rasgos" que certamente acontecerão no processo de afinar a massa. Eles não produzirão absolutamente nenhum efeito negativo ao resultado final.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

9 comentários:

  1. muito legau gostei ficou otimo

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual a temperatura ambiente adequada para chegar ao ponto da massa, aqui em Recife a temperatura media é 30 graus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não sei seu nome, mas agradeço pelo prestígio de sua visita e volte sempre. Sobre sua pergunta, comento que a temperatura é uma variável que acelera o crescimento das massas quando elevadas. Cheguei do Recife faz 2 dias e sei que a região estava bastante quente. Preparei lá em Maragigi várias receitas de pães de linguiça calabresa, chile ancho e azeitonas verdes. De fato estava bem quente e as massas cresciam mais rapidamente. Então, meu conselho a vc é que reduza o tempo de descanso descrito nas receitas em 20 ou 25%, sempre tomando o cuidado de observar o comportamento das massas. Especificamente sobre a massa do Apfelstrudel, tenha bastante cuidado para que ela não resseque durante o manuseio. Evite manuseá-la em superfícies quentes. Boa sorte e abuse do Cozinha Ousada. Compartilhe depois aqui nesse espaço os resultados que vc conseguir. Erney Feltrin

      Excluir
  3. 15x0?kkkkkkkkkkkkkkk!
    estava olhando seu site e:acho que é o melhor.Cada receita,hein?Um abraço,Evaristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evaristo, obrigado pelo prestígio da sua visita e pelas bonitas palavras de incentive. Volte sempre e abuse do Cozinha Ousada. Um outro abraço, Erney Feltrin

      Excluir
  4. Parabéns pela receita! Resolvi ousar, fiz e ficou sensacional! Obrigada pelo incentivo da ousadia!
    Estela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estela, obrigado pelo prestígio e fiquei contente que seu Apfel ficou bom. Volte sempre.

      Excluir
  5. Wow fiz,saiu maravilhoso. Obrigada por compartilhar,
    Esther.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esther, obrigado pelo prestígio da visita e ficamos contentes que nossa receita tenha servido bem para vc. Volte sempre e abuse do Cozinha Ousada.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!