segunda-feira, 18 de março de 2013

Coração de Bananeira

É verdade que essa receita tem um certo ar de brincadeira, talvez um passatempo, mas porque não dizer um certo grau de ousadia para fazer juz ao nome Cozinha Ousada! Bem, seja uma coisa ou outra, a verdade é que de ineditismo não existe nem sombra! O Coração de Bananeira é muito usado por esse Brasil afora, talvez mais por necessidade, mas também por gosto, tradição, cultura, seja lá o que for.
Aqui o propósito é apenas registrar que alguns ingredientes que para muitos não despertam a menor atração, desconhecem completamente que podem ter utilidades múltiplas na culinária desde que preparados com os cuidados necessários, podem resultar em alternativas muito interessantes, saudáveis e saborosas... e porque não, exóticas!

Sem cometer a indelicadeza de citar os nomes de um casal de amigos que gostamos muito, vou relevar a história que exemplifica bem o que estou dizendo:

Era um sábado pela manhã, não tão cedo, saí para dar uma volta no sítio, ver o que estava plantado, como algumas plantas estavam se desenvolvendo, quando dei de cara com um belo coração de bananeira. Esse aí.

Aquele casal de amigos viria para o almoço e o cardápio já estava pensado.
Lembrei que já havia lido bastante sobre esse ingrediente, até certo ponto exótico... Hummm!...  Resolvi apanhar um deles e levar pra cozinha. Terminei meu tour e decidi prepará-lo conforme está redigido abaixo.

Quando eles chegaram, o refogado de coração de bananeira já estava pronto. Também tinha um belo pão italiano que eu havia cortado as fatias centrais para preparar umas brusquetas de entrada. As fatias próximas das pontas estavam alí, disponíveis, quentes e crocantes. Na fruteira da mesa da varanda, limões recém colhidos, frescos, maduros, suculentos.
- Chegaram...
Resolvi não falar nada do refogado, apenas colocá-lo na mesa despretenciosamente, junto com alguns pedaços cortados de limão, as fatias finas de pão italiano e um extra virgem de oliva pra regar o paladar. Como sempre, a conversa rolou agradável, divertida e empolgante... papo vai, papo vem, a degustação espontaneamente começou e foi cúmplice da hora seguinte.
Óbvia e oportunamente comentei do que se tratava o acepipe e a reação foi de boa surpresa.

Você, caro visitante, pode comprovar na foto abaixo: Passaria sem grandes esforços de maquiagem por uma boa berinjela refogada. Garanto que no paladar, com as parcimoniosas gotas de limão e um traço generoso de azeite, o refogado de coração de bananeira ficou maravilhoso.

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 Coração de Bananeira
1/2 Cebola média picada a brunoise*
Azeite de oliva qb
Sal qb
Água para cozimento qb
* ver Glossário
Mãos no Coração:
Eu retiro as folhas de capa, umas cinco ou seis. Corto em fatias, assim como cortar anéis de cebolas e vou colocando em água levemente salgada.
Levo ao fogo e deixo cozinhar por 5 minutos marcados após a fervura. Retiro do fogo e esfrio com água fria corrente. Escorro. Repito essa operação por 3 vezes. Reservo.
Levo uma sartén* ao fogo, coloco um bom traço de azeite para aquecer, entro com a cebola e frito até ficar translúcida. Entro com o coração de bananeira, refogo por uns 10 minutos e finalizo ajustando o sal.
Disponho numa travessa para esfriar e levo à mesa. Serve como tira-gosto para umas 6 pessoas.


O pulo do Chef: O processo de ferver algumas vezes serve para remover um amargor que o coração de bananeira tem como característica. A partir das etapas do cozimento, muitas outras coisas podem ser preparadas com ele, como por exemplo, um refogado de carne moída colorido com passata de tomates, ou tomates em cubos.
As fervuras podem ser substituídas por longas horas de molho em água levemente salgada e renovada de quando em quando, mas tem como inconveniente a demora.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

22 comentários:

  1. Adorei a receita! meu pai tem um sitio no interior do ES e apoato que não sabe da utilidade do coração de bananeira.

    ResponderExcluir
  2. vc nao imagina que vou fazer a receita do coracao pela primeira vez, e, ate ja colhi os coracoes pessoalmente pelo geito vai ser um sucesso amei sua receita aparecida de sp 14/07/2013 as 22:49 abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparecida, obrigado pela visita e volte sempre. Faça mesmo e vc vai ver que fica bastante interessantes. Depois compartilhe sua experiência aqui. Um abraço, Erney Feltrin

      Excluir
  3. Onde encontro o coração de bananeira em São Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow! Coração de Bananeira em São Paulo... não faço a menor idéia pq não é um produto comercial. Talvez vc possa pedir para o dono da quitanda do seu bairro, se vc tiver uma boa relação com ele, mas ele terá de pedir para algum fornecedor de frutas. Se um dia vc estiver visitando o interior e passar por algum sítio produtor de bananas, provavelmente encontrará pra levar a SP e preparar em casa. Se visitar o mercadão, tvz possa encomendar em alguma banca, como a do Juca, por exemplo. Eu sinto muito não poder ajudar muito. Boa diversão e obrigado pelo prestígio da visista. Volte sempre.

      Excluir
    2. Eu não acredito!
      Cresci numa fazenda e minha vida inteira fiz como me ensinaram: cortei os corações de banana e joguei fora, só pra aumentar o tamanho das frutas.. Eu até pensava se uma coisa tão bonita não seria gostosa também.
      E parece ser uma delícia!
      O Brasil produz 7 milhões de toneladas de banana por ano, o que da uns 200 milhões de cachos, e outros tantos corações cortados e largados no chão.
      Alguém deveria fazer um esforço publicitário para mostra para as pessoas o que elas estão perdendo.
      Obrigado pela dica, Feltrin. Assim que achar outro coração de banana volto aqui para pegar a receita.

      Excluir
  4. ADOREI a novidade, mais gostaria de saber qual é o tipo de benefícios q este coração nos traz e qual é o tipo d vitamina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo prestígio da visita. Sobre os valores nutricionais - elevados valores - do coração de bananeira indico o Wikipedia para que vc possa pesquisar. Boa sorte.

      Excluir
  5. GOSTEI MUITO DA RECEITA, ESTAREI TESTANDO JÁ NA PROXIMA SEMANA, QUANDO RETORNAREI AO MEU SITIO. ESTAREI RETORNANDO COM MEU PARECER..ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdir, obrigado pelo prestígio da visita e volte sempre. Estou ansioso para ver seu parecer a respeito do coração de bananeira!

      Excluir
    2. OLA ERNEY, JÁ POSTEI UM COMENTARIO, MAS NÃO SEI SE FOI ENVIADO COM SUCESSO. NESTE FERIADO LA NO SITIO USEI A RECEITA E FOI EXCELENTE, USEI UM CORAÇÃO INTEIRO. TODOS COMERAM E APROVARAM. JUNTO COM UM BOM CHURRASCO. A PANELA NÃO DEU PRA SEGUNDA RODADA. ESTOU ESPALHANDO A RECEITA LA PELOS VIZINHOS..ABRIGADO E ABRAÇOS

      Excluir
    3. Olá Valdir. Recebemos sim seu comentário anterior e está publicado. Obrigado pelo feedback e aproveite bastante. Volte sempre.

      Excluir
  6. Aí vai uma sugestão para a receita do coração, no lugar do sal coloque um caldo de carne ou qualquer outro a gosto fica muito bom

    ResponderExcluir
  7. Me tira uma dúvida Tchê. .. Quando tu retiras 5 ou 6 folhas da capa ... o que tu cortas são estas folhas ou o centro do coração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juca Oppelt. Obrigado pela visita. Sobre sua dúvida, me refiro a remover as 5 ou 6 primeiras capas (folhas) até atingir a parte mais interior do coração... assim como se fosse um repolho que se descarta as primeiras folhas mais sujas, machucadas e mais duras. O restante é só fatiar e refogar. Bom divertimento e volte sempre, Tchê!

      Excluir
  8. Que tipo de coração de bananeira foi usado? pois parece que não ficou preto,mesmo a receita não indicando usar limão ou bicarbonato de sodio na agua de picar e ferver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu Nascimento, essa receita foi preparada com coração de Banana Prata. Ao mesmo tempo que foram picado, também foram mergulhados em água salgada.
      Eu não saberia dizer se outras espécies de bananeiras poderiam escurecer, mas a Prata não escurece. Boa sorte.

      Excluir
  9. Estou fazendo um TCC sobre pancs,o coração de bananeira vai entrar.Obrigado se tiver alguma sugestão agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, obrigado pelo prestígio de sua visita e volte sempre. Tenho sugestão sim, visite esse link onde vc vai ver outras 3 ou 4 receitas com ingredientes. http://www.cozinhaousada.com/search/label/PANC
      Volte sempre.

      Excluir
  10. Acabei de fazer. E adorei. Sempre que der vou fazer.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!