terça-feira, 16 de julho de 2013

Galinhada Chic

Alla ricetta...
Ingredientes:
1 galinha sertaneja (caipira é muito feio), de meia idade, simples, pequena, de boa família, criada solta em terreiro, com dieta diversificada incluindo bichos de todos os tipos - mas de boa índole -, não sindicalizada, preferencialmente não filiada a nenhum partido político
A carne deve ter coloração avermelhada, incluindo as partes costumeiramente brancas
400g de cogumelos de Paris escovados
1 xícara de arroz da sua casa
2 laranjas (da espécie Cravo) – só o suco
Trigo qb
Salsinha picada qb
Parmigiano Reggiano (dos italianos mesmo) picado e fitas qb
Azeite de oliva qb
1 colher (chá) de páprica doce
1 dente de alho amassado
Pimenta vermelha seca e moída qb
Sal qb
Panela de pressão

À diversão:
Eu tempero as partes da galinha com sal, alho, suco das laranjas, páprica e pimenta. Massageio bem as partes e deixo marinar por aproximadas 4 horas.
Levo uma panela de pressão ao fogo com azeite e entro com os pedaços de carne até ficarem dourados. Reservo os líquidos.
Salpico farinha de trigo sobre eles e deixo pegar o fundo sem queimar. Entro os líquidos reservados e completo com água quente até cobrir os ingredientes. Fecho pressão e deixo cozinhar em fogo doce por 30 a 40 minutos depois de pegar pressão.
Abro, confiro a textura da carne. Ajusto o sal e cozinho mais se necessário.
Estando já bem cozida, entro com o arroz, mexo bem e adiciono o equivamente a duas partes de água aquecida em relação ao arroz.
Sigo cozinhando em fogo doce. Momentos antes do arroz secar cubro com os cogumelos. Seu cozimento leva apenas aproximados 5 minutos. Cubro com salsinha picada, corto o fogo e deixo descansar antes de servir.
Montagem dos pratos:

Essa parte ficou por conta da habilidade do Rafa, figliolo mio! Uma porção num prato fundo pré aquecido, com os cogumelos cuidadosamente acomodados sobre os pedaços de galinha com arroz.
Sobre eles, lâminas generosas de Parmigioano Reggiano igual e cuidadosamente acomodadas entre os cogumelos. Não sei porque, mas adoro essa palavra: GENEROSA, lâminas generosas de parmesão!!!
Agora, é só esperar um pouquinho e assistir o calor se transferir para elas... começam a amolecer levemente!
Mais uma polvilhada de salsinha, um tracinho de azeite e está pronto para servir! Bom apetite!
Serve 4 porções.

O pulo do Chef: Cuidado com os aromas desprendidos desse preparo! São altamente perigoso e contagiantes!
Galinha sertaneja que se preze tem a coloração da carne bem avermelhada e de consistência firme, inclusive as partes que normalmente encontramos e chamamos de branca. Branca é a cor das carnes dos frangos criados em granja, abatidos com poucas semanas.

É possível preparar uma galinhada dessas com esse tipo de ave, mas se você for fazer isso, nem pense em colocar em cozimento sob pressão... pode resultar num patè de frango!
Caro visitante, por favor, compreenda a minha insistência na qualidade do parmesão. Ela interfere diretamente no resultado final do prato. Menos na apresentação e mais nos aromas e sabores. Invista num bom "parmigiano" e você não vai se arrepender! Divirta-se muito! 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Preciso da receita de Goulash.Comi alguns maravilhosos na Alemanha, mas não sei fazer, nem quem saiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, já estou mandando um do Wessel. Afinal é da terra (ou perto) dele. Abraço.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!