segunda-feira, 29 de julho de 2013

Penne com Calamares e Salmão

Alla ricetta...
Ingredientes:
300g de anéis de calamares
200g de salmão em cubos de desejáveis 2x2cm
150g de penne rigate italiano
1 macinho de ciboulette* picadas em “canudinhos” de 1cm
1 tomate maduro, bem vermelho, descascado, sem sementes picados em cubos
1 scalogno* picado a brunoise*
1 berinjela pequena picada em cubos
½ dose de “spirit”*
1 colher (sopa) rasa de manteiga
Azeite EVO*
Sal grosso qb
Sal qb
* Vide Glossário

À Diversão:
A primeira coisa que faço é levar ao fogo alto a água salgada para o cozimento da massa. Enquanto ganha temperatura preparo os demais ingredientes e arranjo a ordem de entrada.
Assim que a água levanta fervura, entro com a massa para cozimento mexendo de quando em quando.
Enquanto cozinha, salteio em azeite e sal os cubos de berinjelas para que fiquem adiantadas ao entrar pra valer. Assim que começam a amolecer, reservo.
Na mesma sartén* entro com mais um traço de azeite e a manteiga. Aqueço bem e entram os anéis de calamares. Giro por uns 3 ou 4 minutos. Uma pitada de sal, boa mexida e é a vez dos cubos de salmão.
Esses são muito, mas muito mais rápidos para cozinhar. A massa precisa estar muito próxima do ponto "al dente"* para que seja a hora do salmão entrar na sartén*.
Entram assim, uma girada e começam a ganhar cozimento.
Escorro a massa e adiciono à sartén antes da próxima girada dos cubos de salmão.
Agora, entram juntos os cubos de tomates, berinjelas e a ciboulette.
Ajuste fino do sal, corta o fogo e pronto.
Sirvo imediatamente, bem quentinho, em pratos aquecidos cobrindo com um fio de azeite.
Note a textura do salmão. Está suculento e cozido apenas, apenas o necessário. Os cubos de berinjela estão cozidos e macios. Os cubos de tomates estão inteiros e os canudinhos de ciboulette estão frescos e verdes. 
Bom apetite!!!

Serve 2 porções.
Deu água na boca!
Bom apetite!

O pulo do Chef: Vamos começar falando do salmão que deve ser cozido apenas, apenas o necessário. Pode acreditar que assim ele fica melhor. Os calamares podem ser cozidos um pouco mais que o salmão, razão pela qual elas chegam primeiro na sartén, mas também sem exageros. Os cubos de tomates devem entrar crus e entram depois do salmão, junto com as berinjelas pré salteadas e a ciboulette. Queremos os cubos de tomates quentes, mas inteiros e levemente cozidos. Por fim, os canudinhos de ciboulette que precisam estar super frescos e verdes.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Olá,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUDORECEITA.PT, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 160.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tudoreceita.pt tem mais de 20.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Paulo Fernandes
    Tudoreceita.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo convite. Aceito e já adicionei o logo! Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!