segunda-feira, 29 de julho de 2013

Penne com Calamares e Salmão

Alla ricetta...
Ingredientes:
300g de anéis de calamares
200g de salmão em cubos de desejáveis 2x2cm
150g de penne rigate italiano
1 macinho de ciboulette* picadas em “canudinhos” de 1cm
1 tomate maduro, bem vermelho, descascado, sem sementes picados em cubos
1 scalogno* picado a brunoise*
1 berinjela pequena picada em cubos
½ dose de “spirit”*
1 colher (sopa) rasa de manteiga
Azeite EVO*
Sal grosso qb
Sal qb
* Vide Glossário

À Diversão:
A primeira coisa que faço é levar ao fogo alto a água salgada para o cozimento da massa. Enquanto ganha temperatura preparo os demais ingredientes e arranjo a ordem de entrada.
Assim que a água levanta fervura, entro com a massa para cozimento mexendo de quando em quando.
Enquanto cozinha, salteio em azeite e sal os cubos de berinjelas para que fiquem adiantadas ao entrar pra valer. Assim que começam a amolecer, reservo.
Na mesma sartén* entro com mais um traço de azeite e a manteiga. Aqueço bem e entram os anéis de calamares. Giro por uns 3 ou 4 minutos. Uma pitada de sal, boa mexida e é a vez dos cubos de salmão.
Esses são muito, mas muito mais rápidos para cozinhar. A massa precisa estar muito próxima do ponto "al dente"* para que seja a hora do salmão entrar na sartén*.
Entram assim, uma girada e começam a ganhar cozimento.
Escorro a massa e adiciono à sartén antes da próxima girada dos cubos de salmão.
Agora, entram juntos os cubos de tomates, berinjelas e a ciboulette.
Ajuste fino do sal, corta o fogo e pronto.
Sirvo imediatamente, bem quentinho, em pratos aquecidos cobrindo com um fio de azeite.
Note a textura do salmão. Está suculento e cozido apenas, apenas o necessário. Os cubos de berinjela estão cozidos e macios. Os cubos de tomates estão inteiros e os canudinhos de ciboulette estão frescos e verdes. 
Bom apetite!!!

Serve 2 porções.
Deu água na boca!
Bom apetite!

O pulo do Chef: Vamos começar falando do salmão que deve ser cozido apenas, apenas o necessário. Pode acreditar que assim ele fica melhor. Os calamares podem ser cozidos um pouco mais que o salmão, razão pela qual elas chegam primeiro na sartén, mas também sem exageros. Os cubos de tomates devem entrar crus e entram depois do salmão, junto com as berinjelas pré salteadas e a ciboulette. Queremos os cubos de tomates quentes, mas inteiros e levemente cozidos. Por fim, os canudinhos de ciboulette que precisam estar super frescos e verdes.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!