sábado, 30 de agosto de 2014

Gari - Gengibre Japonês

Alla ricetta...
Ingredientes:
250g de gengibre
2/3 de xícara de açúcar
Vinagre branco qb (suficiente para cobrir o gengibre)
1 pitada de sal


À diversão:
A primeira coisa a fazer é descascar os gengibres. A melhor ferramenta, sem sombra de dúvidas, é uma colher de sobremesa. Vou raspando uma pele fina retirada facilmente com a parte côncava da colher.
Em seguida, agora com uma faca bem afiada, os pedaços são fatiados no sentido contra-fibra. Vou acomodando diretamente em água, já numa panela para levar a fervura. Fervo o gengibre 3 vezes com o respectivo descarte da água.
Por último, fervo o vinagre, sal e açúcar, junto o gengibre e cozinho por mais 15 minutos em fogo doce.
Retiro o gengibre, passo por uma peneira, acomodo as fatias num vidro e volto a calda ao fogo para reduzir/engrossar. Adiciono então a calda, cubro e deixo esfriar para o consumo.
Que maravilha!

O pulo do Chef: Para um Gari bem suave ao paladar serão necessárias 3 fervuras de 5 minutos com as respectivas trocas d'água. Se desejo um Gari com ardência mais potente, reduzo a etapas de fervura para duas ou apenas uma.
Se não consumir toda a partida em uma semana, conservar sob refrigeração.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Esse gengibre faz toda a diferença nos pratos orientais!!! Beijos e bom final de semana! =)

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!