segunda-feira, 7 de março de 2016

Frango Estupendo

Prestou atenção no adjetivo do frango? Estupendo! Sim, estupendo! E_s_t_u_p_e_n_d_o ! É uma explosão de sabores gerada pela genialidade da combinação de ingredientes de comprovada personalidade. O frango passa por um processo prévio de cozimento pela potência do ácido do limão vinagre e depois pelo segundo cozimento por calor combinado com os demais ingredientes.
O resultado?
Meu Deus! Difícil de explicar. É uma aventura, um "tour" muito agradável pelos caminhos do paladar!

- Cos'è nipotino? Uma auto exaltação à genialidade? Tá parecendo aquela maluca "funkeira" que dá o beijinho no ombro! Me sentenciou aquela voz que ouço com frequência da minha nonna Concchetta... e logo respondi:
- Nada disso. O que está descrito aí por cima não tem nenhuma participação minha. Na verdade, por esses dias, eu andei muito resfriado, tossindo um tanto e dormindo muito mal. No final de uma das tardes fui surpreendido por esse prato que a Suzy me ofereceu pra jantar e recuperar minhas energias, como se fosse a "canja de galinha" para o enfermo. Foi, portanto, a genialidade dela quem combinou os ingredientes... incrível intuição que ela tem e que foi desenvolvida ao longo do tempo, pela vivência e "horas de voo" na cozinha!

Alla ricetta...
Ingredientes:
12 sobrecoxas de frango sem as peles

Para marinar o frango:
3 limões vinagre (suco)
2 dentes de alho esmagados
1 colher (sobremesa) de paprika doce
Noz moscada ralada na hora qb
Sal qb


Para montar a caçarola:
As sobrecoxas de frango dispostas numa única camada na base da caçarola
1 lata de pomodori pelati italianos cortados dentro da própria lata
3 colheres (sopa) de mostarda (de alta qualidade)
Cebolinha verde pq
Talinhos de salsão picadinhos qb
Azeite de oliva qb
1 colher (sobremesa) de açúcar

À diversão:
Ela prepara a marinada com seus ingredientes (suco dos limões, noz moscada, sal, paprika e alho), coloca as sobrecoxas e deixa por pelo menos 8 horas sob refrigeração.

Depois das 8 horas de marinada, as sobrecoxas são separadas do líquido e começa a montagem.
Sobrecoxas na base de uma caçarola, cobre com o tomate pelado, adiciona a mostarda, cebolinha, talinhos de salsão, açúcar, azeite e o líquido da marinada.
Leva ao fogo alto, espera levantar fervura, baixa o fogo pra médio e deixa cozinhar coberto por 1 hora aproximadamente.
Confere o sal, ajusta se necessário e pronto!
Um pouquinho de arroz branco preparado na hora, uma sobrecoxa e um tanto de molho.
Leve salpicada de cebolinhas para contrastar e viva os sabores!
Bom apetite!
Serve 6 boas porções.

O pulo do Chef: Nessa receita a carne suave e delicada da ave passa por um cozimento pelo ácido potente do limão vinagre durante a marinada. Logo depois, passa pelo segundo cozimento, desta vez pelo calor. Você pode adicionar ou retirar ingredientes, como adicionar pimenta-do-reino, malagueta, calabresa ou a que quiser, trocar a paprika doce pela defumada, picante, etc., mas sinceramente eu acho desnecessário.
De minha parte, se há um ingrediente que adoraria ver testado seria o coentro. Claro que as pessoas amam ou odeiam! Mas o que posso fazer se eu adoro?! Além disso é antiga a relação de amizade existente entre carnes suaves, brancas, com a personalidade forte do coentro... E não pense que é coisa de baiano, de nordestino! O coentro está presente pelo mundo todo da gastronomia!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Boa tarde, gostei muito do seu site, tem interesse em vender link?
    Att
    Christian Ferner
    entre em contato clferner@gmail.com

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!