sexta-feira, 27 de maio de 2016

Sopa de Mandioca Pedaçuda

Alla ricetta...
Ingredientes:
500g de músculo bovino
1kg de mandioca amarela picada em cubos pequenos


2 tomates descascados, sem sementes e picados em cubinhos
3 talos de salsão bem picados
1 dente de alho
1,5 l de água aquecida
Folhas de salsão rasgadas qb
Óleo vegetal qb
Sal qb
Parmesão ralado na hora para servir qb

À diversão:
Eu levo o dente de alho com óleo ao fogo e entro com o músculo para selar. Deixo até dar  aquela "pegadinha"no fundo para incrementar a potência do sabor.
Entro com os talos de salsão bem picados, o caldo de carne e deixo cozinhar sob pressão por 30 minutos.
Enquanto isso, descasco a mandioca, retiro o fio duro do meio e pico em cubos pequenos; descasco os tomates, elimino as sementes e pico em cubinhos; lavo as folhas de salsão e rasgo em duas ou três partes.
Abro a panela e confiro a textura do cozimento da carne. Normalmente com esse tempo fica ao ponto, considerando que vai levar mais 10 a 12 minutos de pressão junto com a mandioca.
Adiciono então os cubos pequenos de mandioca, os tomates e as folhas de salsão. Fecho pressão por mais 10 minutos. Tomo cuidado para que a mandioca não pegue no fundo da panela usando fogo brando. Balanço a panela fazendo um giro para não correr esse risco. Abro, ajusto o sal e sirvo.


Serve 5 a 6 porções.

O pulo do Chef: Recomendo deixar a carne "pegar" um pouco na panela com o alho e óleo para dar um toque de sabor na sopa. Se a mandioca é nova os 10 ou 12 minutos serão suficientes para cozinhar e ainda manter uma aparência de "sopa pedaçuda"; caso contrário será necessário um pouco mais de tempo. A proporção de carne/mandioca indicada nessa receita é para uma sopa com a presença mais marcante da mandioca. Se gostar de outra proporção basta ajustar as quantidades. Finalmente, recomendo usar fogo brando ao cozinhar a mandioca para não pegar no fundo.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!