quinta-feira, 16 de março de 2017

Peras Caramelizadas com Gorgonzola e Cream Cheese

Essas peras portuguesas caramelizadas com queijos gorgonzola e cream cheese são simplesmente maravilhosas e fazem o maior sucesso também nas ceias Natalinas e de Ano Novo. Além disso são extremamente simples de preparar.

Alla ricetta...

Ingredientes:
Peras Portuguesas maduras e firmes qb (Nesse preparo usamos 14 unidades)
Mel qb
Suco de laranja qb
Gorgonzola qb
Cream Cheese qb
Ramos de hortelã para decorar qb
Utensílio importante: Boleador de frutas e/ou legumes

À diversão:
Eu extraio o suco de duas ou três laranjas e reservo num recipiente com um pincel. Lavo todas as peras, enxugo e corto ao meio. Com uma faca retiro os engastos e com a ajuda do boleador, retiro as sementes formando uma cavidade arredondada.
Acomodo todas as metades numa forma, adiciono um pouco de mel sobre cada uma delas e pincelo com o suco de laranja cobrindo toda a superfície.
Levo ao forno pré aquecido a 200 graus por 30 minutos. Volto a pincelar as metades com mel e suco de laranja. Volto ao forno e reduzo a temperatura para 180 graus e deixo mais uma hora. Em intervalos de aproximados 20 minutos, sigo pincelando com mel e suco de laranja para que não percam a umidade.
Deixo que esse caldo escorra pelas metades se juntando na forma e formando um maravilhoso xarope.

O ponto certo do cozimento será definido pela textura. Vou testando esse ponto com um palito pontiagudo e sentindo a textura. Elas devem ficar bem macias mas ainda com alguma  estrutura.

Enquanto assam, com ajuda de um garfo, amasso e misturo um tanto de gorgonzola com cream cheese e reservo.

Quando as peras chegam na textura desejada, retiro do forno e preencho as covas com a mistura de queijos. Volto ao forno apenas para que derretam.

Deixo esfriar um pouco e acomodo numa forma decorada com os ramos de hortelã e rego o xarope formado na forma sobre cada uma delas dando um brilho extra.
Uma prato desses enriquece qualquer mesa especial com as das ceias natalinas e de ano novo.


Bom apetite!

O pulo do Chef: Recomendo usar as peras no mesmo grau de maturação, pois dessa maneira a textura ficará uniforme.
O tempo de assar recomendado acima é médio e deve ser levado em conta que peras mais verdes demandam mais tempo de forno, assim como as mais maduras demandam menos tempo.
Muito versáteis, podem ser servidas como entrada ou sobremesa.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Amoooo peras caramelizadas com crê chesse e essa receita veio na hora certa

    ResponderExcluir
  2. Quanto é a proporção de gorgonzola para cream cheese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando uma receita indica qb, ou seja, quanto basta, entre outras coisas significa que quem está preparando deve estabelecer a quantidade de acordo com suas preferências. Nesse caso quem gosta de sentir o gorgonzola mais presente, deve usar mais que o outro, e assim vale para o contrário. Boa sorte.

      Excluir
  3. Só de olhar, já estou com água na boca!!!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!