terça-feira, 22 de junho de 2021

Molho Bolognese

Entre as infinitas versões desse clássico molho italiano, mais precisamente da Emilia Romagna, está a receita oficial, registrada desde 17 outubro de 1982 na Academia da Cozinha Italiana em Bologna, na Câmera de Comércio daquela cidade, a qual recomenda o uso de uma carne bovina bastante gordurosa chamada de "cartella", localizada na barriga do boi.

Atualmente, para reduzir os teores de gorduras, a carne utilizada vem de outros cortes mais magros e com menor tempo de cozimento. Também a pancetta, bastante gordurosa, é frequentemente substituída por linguiças, igualmente saborosas, mas também com menor teor de gordura.

Alla ricetta....

Ingredientes:
200ml de caldo de carne
50g de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite EVO
250g de carne bovina triturada (de segunda, paleta, peito, etc.)
250g de carne suína triturada (pernil, paleta, etc.)
100g de pancetta
1 cenoura
1 cebola média
1 talo de salsão
20g de pasta concentrada de tomate (não é extrato de tomate)
200ml de vinho tinto (da melhor qualidade)
200ml de leite integral fresco
Pimenta do reino moída na hora qb
Sal qb

À diversão:

Descascar a cebola e a cenoura, retirar os fios do talo de salsão e triturar todos finamente. Numa panela de borda alta ao fogo, entrar com o azeite e manteiga. Uma vez derretida a manteiga, adicionar as verduras trituradas e deixar fritar mexendo sempre.

Nesse tempo picar a pancetta finamente e adicionar às carnes truturadas; colocar tudo na panela e cozinhar até que as carnes fiquem cozidas, mexendo de quando em quando.

Juntar o vinho tinto e deixar evaporar. Em seguida o concentrado de tomates dissolvido num pouco de caldo de carne e juntar às carnes, mexer bem, salgar e deixar cozinhar por aproximadamente 90 minutos em fogo bem baixo adicionando a cada mexida um pouco do caldo de carne restante e depois, finalmente o leite. Quando o molho estiver pronto, ajustar o sal adicionar a pimenta a gosto.

Servir com o melhor parmesão ralado disponível.


O pulo do ChefO acompanhamento mais tradicional para esse molho a bolognese é o tagliatelle fresco de ovos, servido na Emila Romagna!

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!