domingo, 6 de junho de 2021

Polvo com Alho Francês e Batatas

 Alla ricetta...

Ingredientes:
1 polvo de uns 800g, limpo, inteiro,  em temperatura ambiente
1 batata grande, descascada e cortada ao meio
2 hastes de alho francês (poró) fresco, lavado (partes verde e branca separadas)
10 tomatinhos vermelhos e amarelos lavados
Alecrim fresco e lavado qb
Sálvia fresca e lavada qb
Salsinha fresca, lavada e picada qb
6 dentes de alho com casca (2 para o cozimento e 4 para o prato)
1 cebola lavada com  casca
3 cravos da índia
3 grãos de zimbro
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Numa caçarola, coloco as partes verdes do alho francês, a cebola cortada em 4 partes, alguns ramos de sálvia e alecrim, os cravos da índia, 2 dentes de alho esmagados, os grãos de zimbro, sal e água suficiente para quase cobrir o polvo.
Levo ao fogo e deixo aquecer.
Assim que aquecer bem (antes de ferver) entro com o polvo, cubro e deixo cozinhar. Vai levar uns 45 minutos.
Com um garfo pequeno vou monitorando a textura do cozimento. Ajusto o tempo de acordo com a necessidade. Assim que chega na textura desejada, reservo o polvo, passo o caldo numa peneira, descarto os sólidos e guardo para outros preparos.

Enquanto isso, coloco as partes brancas do alho francês numa sartén com azeite em fogo baixo. Salgo, cubro e deixo confitar junto com os outros 4 dentes de alho. No final junto os tomatinhos e ramos de sálvia.
Cozinho as metades das batatas em água e sal até atravessar um palito fino.

Noutra sartén com azeite em fogo baixo, coloco as metades das batatas com alecrim para dourar e criar uma crosta crocante.


Com as batatas, as hastes de alho francês e os tomatinhos prontos, passo rapidamente o polvo em duas metades numa sartén bem aquecida e começo o empratamento.
Acomodo metade do polvo em cada prato, de um lado meia batata e do outro uma haste de alho francês. Enfeito a batata com um ramo de alecrim e o alho francês com um ramo de sálvia. Espalho alguns tomatinhos e dente de alho e salpico salsinha sobre todos. Um fio de azeite e sirvo imediatamente.

Detalhe das batatas

Detalhe do polvo

Detalhe do alho francês

Detalhe do Tentáculo
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: Basicamente há duas maneiras de cozinhar um polvo. Uma é na panela de pressão por 7 a 10 minutos contados após pegar pressão. O outro é numa caçarola comum por 40 a 50 minutos. Esses tempos podem variar de acordo com o tamanho do animal, sua idade e da região (clima) onde viveu. O cozimento escolhido nessa receita foi na caçarola e a diferença é que o polvo permanece mais intacto, ou seja, a pele com as ventosas permanecem inteiras o que algumas vezes rompem no cozimento sob pressão.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!