segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fideuá de Frango

-Abbiamo riso a casa, Genaro?
-No, Concchetta. Perché?
...
Era um domingo de manhãzinha como tantos outros, um bule de café fresquinho sobre a velha mesa da cozinha... Assim começou mais uma das tantas escolhas do cardápio dominical feita entre Genaro e Concchetta. Genaro tinha um amigo espanhol chamado Francisco Perez, em cuja relação de amizade havia mútuo interesse pelas culturas e pelas gastronomias italianas e espanholas. Nos finais de semana eles costumavam compartilhar a mesa com as famílias preparando pratos típicos, vez da culinária italiana, vez da espanhola.
- Você convidou o Paco e a Consuelo para o almoço? Perguntou Concchetta.
- Convidei e eles confirmaram. Respondeu Genaro.
- Foi por isso que pensei numa paella. Assim eles matam saudades de Valência.
- Mas não temos arroz e o armazém está fechado.
- Então fazemos uma pasta.
Quando chegaram Francisco Perez com sua esposa Consuelo Perez, Genaro contou que a Concchetta queria fazer uma paella, mas faltava o arroz. Paco ficou emocionado ao lembrar de Valência e gostou muito da idéia da paella.
- Não podemos ousar substituir o arroz por outro ingrediente? Perguntou Paco.
Concchetta ouviu e respondeu prontamente:
- Só se colocarmos Capellini pra ver como fica!
... e assim nasceu essa variação tão saborosa da Paella que depois ganhou o nome de Fideuá.


Claro que existem tantas outras versões sobre a criação do Fideuá, mas como cada tema na Europa possui várias lendas, histórias e versões, essa não é diferente. É a que eu conheço.

Alla ricetta...

Ingredientes:
1kg de sobrecoxas de frango temperado com sal (pouco)
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1/2 pimentão verde picado
1/2 pimentão vermelho picado
(reservar algumas tiras para a decoração)
1 envelopinho de tempero para paella Carmencita de 4g
1 colher (chá) de páprica doce
100ml de vinho branco seco
2 litros de caldo de ave (2 tabletes)
300g de Capellini n. 11 frito em fio de azeite
8 azeitonas pretas descaroçadas
10 ovos de codorna
Cheiro verde picado grosseiramente
Azeite extra virgem de oliva qb
Sal qb (é provável que não seja necessário)


Pimentões picados e tiras separadas para a decoração

Ingredientes de qualidade

Sobrecoxas de frango frescas compradas no Sams Club por R$ 7,00/quilo

Mão na Massa:
Eu usei para esse prato uma sarten de 35cm de diâmetro, onde selei com azeite em fogo médio as sobrecoxas. Desprezei o excesso de gordura.
Os excessos de gordura e parte das peles foram retiradas
Depois de bem douradas juntei o alho, a cebola, o pimentão verde e o vermelho e refoguei por uns 20 minutos quando os legumes ficam num ponto caramelizado e a cebola bem translúcida.

Esse é o momento de verificar se existe excesso de gordura
Nesse ponto, acrescentei o tempero para paella, a páprica e o vinho, esperei um minutinho para evaporar o álcool e coloquei aproximadamente 1 litro e meio do caldo de ave.

Ponto de entrar o caldo de ave
Deixei cozinhar tampado por aproximadamente 25 a 30 minutos em fogo baixo sempre verificando quando que a carne estava macia.

Note a coloração tostada
Ao mesmo tempo que eu seguia vigiando o cozimento das sobrecoxas, fritei o Capellini bem quebradinho em outra sarten antiaderente com um tracinho de azeite até ficar bem moreninho. Reservei.

Verifiquei o sal do frango e não foi necessário adicionar nada. Descartei os últimos pedaços de pele ainda restantes e juntei o Capellini frito e um pouco mais de caldo de ave.
Ingredientes prontos para a decoração


Distribuí as tiras de pimentão, as azeitonas, estalei os ovos de codorna sobre tudo e polvilhei com cheiro verde. Deixei cozinhar coberto por mais uns 5 minutos e servi.

O Pulo do Chef:
Prefira sempre uma sarten ou paelleira ampla o suficiente para que todos os ingredientes fiquem bem espalhados. Retirar os excessos de peles e todas as gorduras das sobrecoxas antes de selar é muito importante para que o fideuá fique mais leve. Se resultar gordura em excesso após dourar o frango, deve ser eliminado.

Serve bem 3 pessoas.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click... Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Essa é a magia da transformação .alquimia pura . Porque se contentar com uma " simples paella tradicional " . Viva a criatividade

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, um dia desses vou postar o Fideuá que os chefs do Ibero Star preparam. É muito interessante também pela praticidade. Abraço, Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!