quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bolinho de Bacalhau

Abrindo Fevereiro e seguindo com as Comidinhas Especiais para o Verão, aqui estão os clássicos Bolinhos de Bacalhau... são fáceis de preparar, ficam super sequinhos e são espetaculares para os finais de tarde dos dias quentes acompanhados de cervejas estupidamente geladas... Note que eu disse cervejaSSSS...

Alla ricetta... 
Ingredientes:
250g de lombo de bacalhau dessalgado, cozido por 5 minutos, desfiado e sem pele
250g de batatas Asterix Red, cozidas, descascadas e amassadas
2 colheres (sopa) de cheiro verde bem picado
1 clara de ovo batida em neve com uma pitada de sal
1 gema
1 pitada sutil de pimenta vermelha desidratada e moída
1 pitada sutil de fermendo químico
1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo
Óleo vegetal para fritar e untar as mãos


Mão nos bolinhos:
Eu misturo dentro de um recipiente o bacalhau, a batata, cheiro verde, clara em neve, gema, pimenta, fermento e o trigo.

Coloco óleo vegetal para aquecer, unto as mãos, formo as bolinhas e vou colocando para fritar até ficarem douradas.

É só passar a mão nas "loiras" estupidamente geladas e jogar conversa fora!
Bom apetite!


Rende 12 unidades.


O pulo do Chef: Nesse prato a pele do bacalhau não deve fazer parte. A pimenta pode não ser usada ou substituída por pimenta do reino. 


Deixe aí abaixo sua avaliação num simples clique.
Print Friendly and PDF

35 comentários:

  1. São ótimas às receitas desse saite...

    ResponderExcluir
  2. Ana, muito obrigado pela recomendação. Fico contente que tenha gostado. Um abraço, Erney

    ResponderExcluir
  3. que pena, eu fiz o bolinho de bacalhau hoje e minha massa ficou mole.por que será???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, pode ser a batata que vc usou (prefira as Asterix Red, de casca arroxeada) ou o teor de umidade do bacalhau, etc. Vc pode ajustar a consistência da massa com trigo, mas sem exageros. Boa sorte.

      Excluir
    2. Como fazer ja coloquei muito farinha de trigo e continua mole

      Excluir
  4. o bacalháu é so desalgar e desfiar ou tem que cozinhar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, desculpe a falha. O bacalhau é cozido por 5 minutos antes de ser desfiado. O texto já está corrigido e obrigado por identificar a falha. Bom apetite. Erney Feltrin

      Excluir
    2. Pode usar bacalhau dessalgado e cru. No modo de preparação original - em Portugal - colocam-se os pedaços de bacalhau desfiados grosseiramente (sem pele nem espinhas) no centro de um pano de algodão, bem seco, fechando as pontas como se fosse um saco e esfrega-se com as mãos até o bacalhau estar completamente desfiado. Vantagens deste processo (para além de respeitar a verdadeira forma de preparação), o pano acaba "chupando" o excesso de água do bacalhau. Depois é apenas seguir os restantes passos desta receita. Se quiser obter o formato original oblongo, em vez de bolinhas, moldar em "quenele", que é o processo obtido usando duas colheres de sopa.
      Mas o importante é o sabor, a forma, bolinhas ou oblongos apenas um pormenor. ;)

      Excluir
    3. Pode usar bacalhau dessalgado e cru. No modo de preparação original - em Portugal - colocam-se os pedaços de bacalhau desfiados grosseiramente (sem pele nem espinhas) no centro de um pano de algodão, bem seco, fechando as pontas como se fosse um saco e esfrega-se com as mãos até o bacalhau estar completamente desfiado. Vantagens deste processo (para além de respeitar a verdadeira forma de preparação), o pano acaba "chupando" o excesso de água do bacalhau. Depois é apenas seguir os restantes passos desta receita. Se quiser obter o formato original oblongo, em vez de bolinhas, moldar em "quenele", que é o processo obtido usando duas colheres de sopa.
      Mas o importante é o sabor, a forma, bolinhas ou oblongos, apenas um pormenor. ;)

      Excluir
    4. acho que em Portugal, provavelmente o Bacalhau é mais fresco, portanto não há necessidade em cozinhar

      Excluir
  5. Gostaria de saber o porque de colocar clara em neve no bolinho de bacalhau,já que mesmo usando a batata Asterix ele fica mole e ruim p enrolar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. M.Christina Rodrigues
      A clara em neve (ou montada) serve para aerar a massa do bolinho e deve ser preparada com sal par deixá-la mais firme. Além disso deve ser misturada com muita suavidade para não perder o efeito. Se sua massa ficou muito mole e usa as batatas com baixo teor de umidade, verifique se o bacalhau está levando muita umidade para a massa. Lembre-se que vc pode usar um pouquinho mais de trigo para deixar a massa um pouco mais firme, mas não abuse. Boa sorte.

      Excluir
    2. Eu não gosto de botar farinha de trigo,minha mãe sempre fez sem farinha. Eu acho q é a salsinha,q coloco congelada,vou colocar fresca,acho q a água do degelo é q amolecer a massa dos bolinhos.
      Mto obrigada p me responder.

      Excluir
    3. Já detectei meu erro,a salsinha congelada q coloco. Mto obrigada pela resposta.

      Excluir
    4. Já detectei meu erro,a salsinha congelada q coloco. Mto obrigada pela resposta.
      Eu não uso farinha nos meus bolinhos.

      Excluir
  6. que bolinho porreta de bom

    ResponderExcluir
  7. Receita certa ,Original e maravilhosa,parabéns,os meu fazem muito sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Receita maravilhosa,certa e Original,os meus fazem muito sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Olá, obrigada por compartilhar a receita. Eu gostaria de saber se os bolinhos crus podem ser mantidos em geladeira para serem fritos no dia seguinte. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recomendo guardar, devido o uso da clara montada (em neve) perder sua função de aerar suavemente a massa. Melhor de vc guardar os ingredientes separados, montar as claras na hora e preparar a massa. Assim vc ganha tempo e não perde a função importante da clara. Boa sorte.

      Excluir
  10. Como faço para ele ficar sequinho depois de fritos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frite em óleo na temperatura certa, ou seja, 160 graus e com bastante óleo até cobrir os bolinhos. Volte sempre.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Andresa, eu penso que sim, mas você deve considerar que a cebola carrega água para a massa. Com isso, certamente, vai demandar um pouco mais de trigo para que ela seja absorvida. Minha recomendação é que vc faça uma vez com cebola e avalie o resultado. Seja qual for, vc poderia postar aqui o resultado da sua experiência para os demais participantes.
      Obrigado pelo prestígio d sua visita e volte sempre.

      Excluir
  12. É bem parecido c o q eu faço mas vou fazer esse,depois conto.
    Vai ser ótimo p ver a Copa do Mundo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Faço bolinhos de bacalhau e não leva nem farinha nem clara

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se posso congelar,e se é melhor congelar semi frito ou sem fritar. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visite e volte sempre. Não recomendo congelar essa receita pq leva claras montadas. O efeito das claras montadas é aerar a massa e com o congelamento receio que esse efeito seja prejudicado. Boa sorte.

      Excluir
  15. Já fiz varias receitas de bolinho de bacalhau e uso cebola em pó pouco mesmo) e usando a batata rosa(Asterix) fica sensacional e a massa nem se fala enrola muito bem(ainda molho no ovo(neve)

    ResponderExcluir
  16. Acabei de fazer e a massa fica grudando nas mãos, o que faço para que isso melhore?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa untar as mãos para enrolar os bolinhos e isto está especificado na receita. Desejo sucesso e muita diversão. Volte sempre.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Stela, eu acho pouco provável que vc tenha seguido essa receita a risca. Chego a pensar que vc usou outro tipo de batata e não a Asterix Red que tem baixíssimo teor de umidade. Também pode ser que vc não tenha escorrido bem o bacalhau. Note que leva apenas uma clara batida em neve e uma gema para 250g de bacalhau e 250g de batata. Alguma coisa aconteceu no seu preparo que não bate com a receita. Desejo sucesso da próxima vez! Volte sempre!

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!