sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ciabatta Cascão

Saia do convencional!!! Chega daquelas torradinhas comuns para acompanhar as entradas de um almoço dominical ou até daquele churrasco que sempre começa com linguiças.
Essa Ciabatta Cascão é muito fácil de preparar. Você vai se surpreender. Acredite e depois me conte!!!
Alla ricetta...
Ingredientes:
400g de farinha de trigo (uso a Renata)
300ml de água
50g de fermento biológico (uso o Itaiquara)
1 colher (sopa) se açúcar
1 colher (chá) rasa de sal
Fubá para polvilhar - base de trabalho e forma - qb
Manteiga qb (para untar forma)


Mãos na ciabatta:
Eu esfarelo o fermento, misturo com o açúcar e deixo alguns minutos para que derreta o fermento, misturo com o açúcar e deixo alguns minutos para que derreta. Enquanto isso, coloco a farinha e sal numa tigela, misturo bem, diluo o composto de fermento e açúcar na água e junto com a farinha e sal. Misturo bem até que fique tudo muito homogêneo.
Cubro a tigela com um filme plástico e deixo descansar até que triplique de volume.
Enquanto isso, unto uma forma com manteiga e polvilho com fubá e farinha. Polvilho também a superfície da massa que está dentro da tigela para facilitar o manuseio. Torno a massa sobre a forma com a ajuda de uma espátula, polvilho com mais fubá e agora também com farinha e vou espalhando toda a massa até que tome toda a superfície da forma.
Deixo descansar até que dobre de volume e levo ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximados 30 minutos ou até que ganhe crocância e uma cor maravilhosa e irritantemente dourada.
Recém saída do forno


Sobre uma tábua especial de cortar pães


Retiro e sirvo imediatamente, mesmo porque não é possível resistir!


Quantidades para uma ciabatta cascão.
Não deixe de ver os sanduíches que se pode preparar com essa ciabatta cascão clicando AQUI.


O pulo do Chef: É necessário untar com manteiga e polvilhar muito bem com farinha e fubá a base da forma para que a ciabatta cascão não grude durante o assar e dificulte sua remoção. Leve a sério esse conselho.
Pode ser servida com muitas coisas, mas uma em especial é a Mortadella Bologna italianíssima, que apesar de ser um substantivo comum deve ser escrito com se fosse próprio, ou seja, com letra maiúscula. Prove e você vai entender o que estou dizendo.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Olá, são essas receitas práticas que me chamam a atençao e porque adooooro pão !

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeanette, obrigado pelo comentário e volte sempre. Já que vc gosta de receitas fáceis, veja o Pão de Padeiro Cansado nu link: http://www.cozinhaousada.com/2013/03/pao-de-padeiro-cansado.html.

      Excluir
  2. Com certeza! e agradeço a atenção.
    Abraços

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!