sábado, 2 de março de 2013

Salmão com Quinoa aos Legumes

Vamos abrir o mês de Março, "as águas fechando o verão", com essa receita rápida, leve, saborosa e muito nutritiva.
Alla ricetta...
Ingredientes:
2 filés de salmão (com 180, 200g cada um)
2 batatas médias
1 talo de salsão e suas folhas picado a brunoise*
1/4 de pimentão vermelho picado a brunoise*
1 colher (sopa) de azeitonas verdes, descaroçadas, picadas a brunoise*
1 ramo de alecrim picado grosseiramente
1/2 xícara de quinoa
1 xícara de água (um pouco mais, se necessário)
1/4 de uma cebola ralada
Noz moscada ralada na hora qb
Trigo qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
*Ver Glossário

Mãos no Salmão:
Tempero os filés de salmão com sal, noz moscada ralada na hora e uma polvilhada levíssima de trigo. Reservo.

Eu pico o pimentão vermelho e o salsão, incluindo as folhas, a brunoise (são esses cubinhos bem pequenos da foto) e reservo.
Lavo, descasco as batatas e coloco para pré-cozinha em água por 15 minutos. Corto em fatias largas e reservo.
Coloco a cebola ralada com azeite numa panela, deixo fritar um pouquinho e entro com a quinoa. Mexo bem, coloco sal e entro com a água para cozinhar.
Enquanto isso, levo uma sartén ao fogo com azeite e douro as fatias de babata. Salgo e depois da primeira virada adiciono o alecrim. Reservo.
Na metade do cozimento da quinoa, entro com os legumes picados. Mexo bem, cubro e deixo cozinhar até ficar macia.
Monitoro o cozimento e adiciono mais água se necessário. Reservo.
Na mesma sartén onde as batatas foram douradas, adiciono mais um traço de azeite e entro com os filés de salmão.
Um minuto de um lado. Giro.

Outro minuto do outro lado. Pronto.
Algumas fatias de batatas de um lado do prato, uma porção de quinoa de outro e um filé ao centro. Um pouco de cubinhos de azeitonas sobre o filé e um raminho de alecrim para finalizar. Bom apetite!

Serve 2 porções.

O pulo do Chef: O salmão é um peixe maravilhoso por suas propriedades nutritivas, antioxidante e outros benefícios à saúde. Mas não é disso que quero falar e sim sobre o seu preparo e de que maneira fica melhor. Recomendo que o filé seja passado rapidamente, sem cozinhar em demasia. Dessa maneira ele fica muito macio e com boa umidade. 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Obrigado pela receita! Escolhida para o almoço de amanhã!
    Gostaria de, se possível, ver uma foto do seu salmão fatiado, após o cozimento. Tenho visto vários chefes falando sobre ele estar cru ou levemente cru por dentro. Gostaria de poder visualizar o ponto ideal.
    Muito bom o site, gosto muito da sua linguagem!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gui, obrigado pela visita e pelo comentário. Você é muito benvindo, volte sempre e abuse do Cozinha Ousada.
      Sobre o ponto ideal de cozimento do salmão, vou compartilhar com vc (e com todos que participam aqui) apenas meu gosto pessoal: Eu sou dos que acham que quanto mais o salmão é cozido mais ele perde a graça. Os mais radicais chegam a dizer que ele nasceu para ser consumido cru, mas é um exagero com certeza! Então, a recomendação que faço, é que o salmão esteja em temperatura ambiente no momento de ser temperado. Eu uso sal, azeite e noz moscada ralada na hora. Apenas. Deixo descansar por 15 minutos antes de saltear. O ponto será o que o amigo demandar. O que preparo para mim, aqueço levemente a carne no microondas, apenas para ganhar mais temperatura no interior e salteio muito rapidamente de ambos os lados. Faço pq gosto assim, quase cru por dentro e como o saltear é muito rápido, não há tempo suficiente para aquecer o interior. Obviamente, sempre com salmão fresco!
      Sobre as fotos, posto todas que tenho, mas vou levar sua curiosidade em conta quando preparar outro salmão. Vou fotografar o ponto exato que é da minha preferência. Depois vc olha e escolhe o seu! Abraço, obrigado e divirta-se. Erney Feltrin

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!