quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Coxas de Pato Confitadas

Alla ricetta...

Ingredientes:
4 coxas e sobrecoxas de pato
 2 endivias cortadas ao meio na longitudinal
 200g de cogumelos Shimeji
 Lâminas de trufas negras qb
Óleo vegetal qb
1 pimenta vermelha fresca sem sementes, picada em fatias finas
Mix de ervas desidratadas (orégano, cebola, alho, pimenta, tomilho, alecrim, etc)
Salsinha picada em poeira qb
Azeite de oliva qb
Sal qb
Papel manteiga qb
Porção de arroz branco para guarnecer

À diversão:
Eu tempero as coxas/sobrecoxas com o mix de ervas e sal.
Deixo as peças bem pressionadas por algumas horas para que o tempero penetre bem na carne. Melhor se essa fase for feita de véspera.
Com um papel toalha removo todas as partículas de tempero e acomodo cada uma das peças numa travessa de modo que fiquem bem arranjadas lado a lado com a pele voltada para cima.
Cubro com óleo vegetal de modo que as peças permaneçam completamente submersas.
Levo ao forno pré aquecido a 130 graus protegidas por papel menteiga.
O tempo inicial é de 2 horas.
Passadas as 2 horas verifico o ponto de cozimento. Volto ao forno por mais tempo, caso necessário mantendo a temperatura.
Uma vez bem cozidas retiro do forno e deixo descansarem.
Nesse ponto o preparo pode ser interrompido e retomado quando desejar. Se for essa sua opção, as peças devem ser conservadas dentro do óleo e conforme o tempo, sob refrigeração.
No momento de finalizar o prato, escorro todo o óleo.
Levo uma boa sartén ao fogo alto com um pouco do seu próprio óleo, entro com cada peça deixando cada lado o tempo suficiente para criar uma crosta dourada e crocante. 
Enquanto isso, salteio as endívias com os cogumelos em outra sartén e arranjo a guarnição numa travessa cobrindo com as lascas de trufas negras.
Monto os pratos com uma peça, ao seu lado uma porção de arroz branco com as endívias, cogumelos e trufas. Decoro com poeora de salsinha, fatias finas de pimenta e um tracinho de azeite.
Sirvo imediatamente. Serve 4 pessoas.

O pulo do Chef: Para verificar o ponto de cozimento das peças é importante espetar um gardo e sentir a maciez da carne. Nesse preparo estamos usando óleo vegetal de boa qualidade em substituição da gordura de pato, um produto com certa dificuldade de ser encontrado. Se a gordura de pato estiver disponível, recomendo prioritariamente seu emprego. 

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!