domingo, 31 de outubro de 2010

Tortinhas Versáteis Rechedas

Que saudade da Zia Nadia! Ela gostava muito dessas tortinhas pela incrível versatilidade que elas têm... podem receber inúmeros tipos de recheios, doces ou salgados e transitam com incrível desenvoltura das entradas para as sobremesas com muita facilidade. Como a massa não leva sal, exceto o pouquinho que o parmesão carrega, elas oferecem a crocância como principal contribuição ao que recebem como recheio.
Zia Nadia não vai me perdoar, mas eu sou naturalmente mais dos salgados... Ela sabe disso! Qualquer dia desses coloco aqui algumas das variações doces que ela me preparava... assim mato saudades dos velhos tempos e procuro me redimir com ela.
Alla ricetta...

Ingredientes para a massa:
150g de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
75g de manteiga sem sal
1 gema de ovo
Água qb
Legenda (qb=quanto baste; g=grama)

Acessórios importantes:
Feijões ou milhos para preencher as formas
Papel manteiga para forrar
Forminhas de alumínio com diâmetro de 10cm

Mão na Massa:
Eu misturo bem a farinha e o parmesão numa tigela grande. Incorporo a manteiga a temperatura ambiente e a gema até obter uma farofa. Junto água fria aos poucos até obter a consistência adequada para abrir na mesa enfarinhada com ajuda de um rolo.
Pra facilitar, divido a massa em 10 bolinhas e abro bem fina. Ajusto dentro de cada forminha cortando os excessos e forro com papel manteiga. Encho com os feijões e deixo refrigerar por uns 30 minutos.
Levo ao forno a 200ºc por 15 minutos ou até começar a ganhar cor, retiro os feijões e os papéis e volto ao forno por mais uns 10 minutinhos ou até dourar. Reservo.

Ingredientes para o recheio:
2 berinjelas grandes picadas em cubinhos de 2x2cm
30 pimentas biquinho inteiras
1 cebola média picada a brunoise*
1 dente de alho amassado
Cheiro-verde picado qb
Cebolinha (mini) picada em rodelinhas bem pequenas para decorar
Folhas graúdas de hortelã para decorar
Parmesão ralado qb para decorar
Azeite de oliva qb
Sal qb
*Legenda (qb=quanto baste; a brunoise=em cubinhos muito pequenos)
Visite o Glossário

Mão no Recheio:
Eu salteio as pimentas biquinho em azeite e sal até que fiquem bem murchinhas e tostadas. Retiro e reservo.
Imediatamente, coloco mais um traço de azeite na sartén e frito a cebola com o alho. Junto as berinjelas deixo murchar em fogo médio mexendo cuidadosamente por uns 10 minutinhos, ajusto o sal e adiciono um bom punhado de cheiro-verde. Reservo.


Montagem:
Coloco num prato médio uma folha de hortelã, sobre ela uma tortinha, recheio generosamente com as berinjelas, coloco algumas pimentas biquinho, pulverizo o parmesão e a cebolinha mini. Um tracinho de azeite e pronto.

Outras variações de recheio:

Outro dia preparamos umas tortinhas como entrada com recheio de shiitake. Para isso tive de respeitar a inimizade que os shiitakes têm com o alho..., substituí as berinjelas pelo shiitake e decorei com folhas de rúcula e cebolinhas picadas mais grossas.


O pulo do ChefOs feijões, ou qualquer outro grão, que são colocados dentro das forminhas para assar, fazem o papel de impedir que a massa se movimente com o calor. Eles podem ser guardados para outras vezes, mas não para serem consumidos como os crus.
Quanto mais fina a massa, mais delicada a entrada ou sobremesa vai ficar. Entretanto, mais cuidado de manuseio vai requerer.

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples clique.
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Oi Erney, achei incrível esta tortinha, fiquei em dúvida, como faço a massa para recheio doce? Parabéns amei seu site!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandy, a massa é exatamente a mesma... o que vai definir o doce ou salgada será o recheio. Essa é a razão da sua versatilidade. Boa sorte. Erney

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!