segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Salada Verde Mista ao molho Agridoce

Não há quem consiga manter a disciplina na gastronomia durante as ceias de fim de ano!... e na verdade nem deve manter mesmo, pois é momento de celebrar, de festejar as alegrias, as conquistas e esquecer as coisas não tão boas do ano que se vai e fazer planos para um novo período renovado que se inicia!
Entretanto, se ainda assim a dieta é algo relevante, há como minimizar seus impactos sem perder o glamour da ocasião. 
A solução passa por preparar um cardápio variado e com entradas leves - mas não menos saborosas - como essa salada preparada pela Suzy para a ceia de Ano Novo que participamos com bons e especiais amigos na casa da Vera e do Ricardo. Ficou ainda mais especial com o Molho Agridoce preparado pela amiga Tsú.
Na verdade é apenas uma receita sugestiva, pois não há nenhum rigor nos ingredientes. O mais importante é viajar na criatividade e compor a salada com ingredientes bem frescos e que sejam do agrado dos convidados. Prova disso é que um tempão depois de servida - na verdade somente no dia seguinte - notei a falta do Jamón Serrano que havíamos comprado para compor a salada.
E fez falta? O que importa!!!
Alla ricetta...


Ingredientes para a Salada:
Partes iguais de:
Alfaces do tipo Americana, Crespa e Lisa qb
Radiccio qb (usamos 3 médios)
Endívia qb (usamos 5 pequenas)
Queijo Parmesão em lascas (passado no fatiador)
1 gavetinha de figos descascados e cortados em 4 partes
Tomatinhos cereja inteiros qb (usamos uma embalagem)
Fatias de Jamón Serrano qb (não esqueça na geladeira!)


Ingredientes para o Molho Agridoce:
Aceto Balsâmico e Mel (em partes iguais)
Azeite Extra Virgem de Oliva qb
Sal qb


Mão na Massa:
O preparo do molho é simples. Apenas misturar os ingredientes e colocar numa molheira bonita para servir.
A salada, começo por lavar todos os ingredientes, deixando escorrer e pico os que precisam ser picados. Igual processo com o radiccio e endívia depois de desfolhados. Descasco os figos, corto em 4 partes e reservo. Passo o parmesão no fatiador e reservo.
Monto tudo numa bela travessa momentos antes de servir. A mistura das cores é muito decorativa. Sobre elas, as partes dos figos, tomatinhos e as lascas de parmesão. Cada pessoa adiciona a quantidade de molho a seu gosto.


O pulo do Chef: Apenas ressalto a importância dos ingredientes serem o mais frescos possível. Sendo assim, o sucesso do prato está garantido.
As quantidades devem ser ajustadas conforme o número de participantes.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique...
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Adicionei uma pitada de pimenta do reino e mostarda de boa qualidade, ficou otimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente essa a magia da cozinha... a possibilidade de brincar com os ingredientes e ousar a partir de qualquer receita. Um abraço.

      Excluir
  2. Fiz esta salada e adorei. Fica linda e deliciosa!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!