quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Bacalhau Ensopadinho, Fresquinho, Gostosinho

Alla ricetta...
Ingredientes:
1,5Kg de bacalhau fresco
2 tomates cortados em cubos
2 cebolas cortadas em rodelas
Cebolinha fresca cortada grosseiramente
Farinha de trigo qb
100ml de caldo de peixe ou legumes
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Eu faço uma montagem prévia com esse bacalhau. Tempero os nacos de bacalhau apenas com sal e deixo reservado somente o tempo de montar a base numa boa sartén.
Faço uma forração de rodelas de cebolas sobre azeite de oliva, adiciono um pouco de tomates e cebolinha verde. Passo os nacos de bacalhau em farinha de trigo, retiro o exesso, acomodo cada um deles sobre a base e sobre eles o restante das cebolas, tomates e cebolinha. Rego com o caldo de legumes, um pouco mais de azeite e sal.
Como esse prato tem o cozimento muito rápido, nesse ponto o preparo pode ser interrompido. Aproximados 20 minutos antes de ser servido ele pode ser levado ao fogo alto. Depois que levanta fervura, os líquidos precisam ser controlados. Portanto, os primeiros minutos precisam ser feitos com a sartén coberta e depois precisa ser descoberta para que os líquidos reduzam. Essas quantidades precisam ser controladas para se conseguir um molho "fechado", delicadamente cremoso.
Levo pra mesa e sirvo com arroz branco.
Serve 6 porções.

O pulo do Chef: A intenção desse preparo é ressaltar os sabores delicados do bacalhau fresco. Portanto, nenhum ingrediente de sabores e aromas marcantes são adicionados, como noz moscada, azeite de dendê, leite de côco, coentro, pimentas, etc.
Passar os nacos de bacalhau pela farinha de trigo leva para o molho um ingrediente importante para atribuir a suave cremosidade ao molho.

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!