quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Trutas com Maltalhado de Abobrinha

Alla ricetta...
Ingredientes:
2 filés de truta com pele (eu uso a NR)
1 abobrinha picada em lâminas
1 pimenta vermelha, fresca, sem sementes, picada em tirinhas
Nos moscada ralada na hora qb
Farinha de trigo qb
Azeite de oliva qb
Sal qb

À diversão:
Tempero os filés de truta com noz moscada ralada na hora, sal e um tracinho de azeite. Massageio e deixo repousar. Antes de saltear os filés dou uma rápida polvilhada com trigo, somente do lado da carne.
Levo uma sartén antiaderente ao fogo alto com um traço de azeite. Tão logo esteja bem aquecido entro com os filés com a pele para baixo e deixo aproximados três minutos. Dou o tombo nos filés com ajuda de duas espátulas. Mais dois minutos e estão prontos. Reservo aquecidos.

Enquanto os filés vão sendo preparados, levo outra sartén ao fogo com um traço de azeite. Aqueço bem e entro com as lâminas de abobrinha. Salgo e entro com as tirinhas de pimenta. Deixo cozinhar uns 2 ou 3 minutos em fogo sempre em fogo alto.

Em dois pratos pré-aquecidos, acomodo os filés, junto uma boa porção de maltalhado de abobrinha ao lado, rego com um tracinho de azeite e sirvo imediatamente. Bom apetite! 
Serve 2 porções.

O pulo do Chef: Esse é um prato muito, muito leve, apesar do toque picante. As peles são importantes como protetora da carne durante o preparo e ajudam a não quebrar os filés.
O maltalhado de abobrinha precisa ficar bastante "al dente", crocante. Não deixe passar do ponto! Sempre digo que a noz moscada pode ser substituida por pimenta do reino, mas nesse caso não recomendo devido a presença da pimenta fresca.
Minha recomendação é o uso das Trutas NR, criadas em Sapucaí Mirim. Elas podem ser encontradas na Rede Pão de Açúcar comercializadas com a marca Taeq.
(minhas recomendações não têm nenhum cunho comercial)

Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique.
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!