quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Savoiardi

Está na fila das receitas a serem compartilhadas aqui no Cozinha Ousada mais uma das receitas originais de família: O Tiramisù... mas como poderei fazer isso se não existe por aqui um dos principais ingredientes?!!! Pior: Não existe substituto que eu conheça!
A Julia me mataria!
Então, vou logo tratando de postar a receita deles: Os Savoiardi, uma espécie de biscoito que alguns cometem a indelicadeza de confundirem com os biscoitos Champagne... Ambos não guardam nem o mais distante grau de parentesco. É como fazer exame de DNA no Maradona para pesquisar se existe relação de parentesco com Sidarda Gautama!

Para os que já ficaram querendo encontrar a razão do "grifo" na expressão acima: "receitas originais de família", vou apenas colocar o texto abaixo e dar o link do Wikipedia para quem quiser saber mais.

Diz o Wikipedia, entre outras versões, sobre a origem do Tiramisù:
"... Uns a localizam no século XX, após a Segunda Grande Guerra, em Treviso, Vêneto, Restaturante "Da Alfredo", a primeira casa do grupo "Torlá". O nome viria da sobremesa energética "che ti tira su" (que te faz levantar) usada para revigorar boêmios, em especial nas noitadas dos bordéis ("case chiuse") do Vêneto . Todavia, o próprio restaurante não reivindica sua criação."
Para saber mais Clique aqui.

Quando eu postar a receita do Tiramisù, conto também a verdadeira origem dessa sobremesa que ficou famosa internacionalmente... Por ora, adianto apenas que é uma bonita história da amor!

Por ora, alla ricetta...
Ingredientes:
160g de farinha de trigo 00 (extrafina para confeitos) - Pode ser o Renata.
6 gemas
4 claras
130g de açúcar
20 gotas de essência de baunilha
1 pitadinha de sal
Açúcar de confeiteiro para polvilhar os biscoitos
Manteiga para untar a forma
Carta forno - papel manteiga - para forrar a forma

Mão na Massa:
Eu coloco as gemas, a baunilha e o açúcar para bater numa planetária até obter um composto esbranquiçado e cremoso. Reservo.
Bato as claras em neve com a pitada de sal para que fiquem bem firmes. Com a ajuda de um batedor vou misturando as claras em neve às gemas batidas delicadamente. Em seguida também com a ajuda do batedor, adiciono a farinha delicadamente até a mistura ficar completamente homogênea.
Pré aqueço o forno a 180 graus, unto com manteiga uma forma de alumínio e forro com papel manteiga.
Coloco a massa num saco plástico para confeiteiro, corto a ponta de modo a formar um orifício de 1cm e vou formando os biscoitos sobre o papel com aproximadamente 10cm de comprimento e mantendo certa distância entre eles para permitir o crescimento.
Polvilho com açúcar de confeiteiro e levo ao forno por aproximadamente 15 minutos ou até ganharem cor suave.

Retiro do forno, com a ajuda de uma espátula vou descolando cuidadosamente os biscoitos do papel e colocando numa grade para esfriarem tomando ar por todos os lados. Depois de frios embalo cuidadosamente.

O pulo do Chef: Eu uso os savoiardi principalmente para preparar Tiramisù, mas eles podem ser usados em várias receitas de sobremesa, como sorvetes, tortas, pavês, etc.
Se você está procurando uma receita de Tiramisù das boas, não fique tentado em usar as famosas “bolachas Champagne” e não dê ouvidos aos que vão dizer que são todas iguais. Elas não tem nada a ver com o que vai resultar. Invista tempo e prepare seus próprios savoiardi... vai valer a pena.
Eu conservo em geladeira dentro de sacos plásticos, mas podem ser colocados em latas bem fechadas, mas será por menos tempo.


Deixe aí abaixo sua avaliação com um simples clique...
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Gabi, ainda me falta publicar a receita do Tiramisù. Qq hora dessas coloco aqui a receita original. Erney

      Excluir
  2. Aaah, queria tanto a receita do Tiramisu =(

    ResponderExcluir
  3. Putz,...grata!!
    Ganhei uma peleja !! Eu não sabia o nome do biscoito do tiramisù mas discordava de um amigo querido qto a isso. Grata!! Não sabia o nome do biscoito o que já tá ficando bem comum pra mim - não lembrar nomes !! heheheeh
    Gostei de ter te encontrado por aqui no meio dessa peleja toda!! Tu vais me ajudar sem nem saber!! heheheeheh Vida longa ao Savoiard !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lina, que bom que vc gostou. Me falta revisar e publicar a receita do Tiramisù. Prometo que não vai demorar muito. Ah!, falta escrever uma bonita e inédita história de amor relacionada a ele.
      Um abraço, Erney Feltrin

      Excluir
  4. Parabéns!!!
    Já havia lido este post e esses dias me deu uma vontade de comer tiramisù mas não queria estes feitos com bolachas chanpagne e fiquei que nem louca tentando encontrar seu blog demorei 2 meses ate achar agora já esta favoritado e a receita salva muito obrigada por compartilhar estou sempre em busca de receitas originais mais uma vez muito obrigada! Ah estou louca para ver a historia e a receita.

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!