sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Lombo Suino com Feijão Guandu

É uma admiração só cada vez que conto para uma criança que era com os ramos secos do Guandu que os índios "faziam"  fogo, friccionando um ramo contra outra base de madeira seca e alguns capinzinhos! Mas isso já pertence ao passado e teve seu papel na história da humanidade... hoje o que mais me interessa no Guandu é o seu feijão!
Verdes ou secos, o feijão Guandu é um ingrediente que confere um ar rústico aos pratos. Lá no nosso sítio Nova Treviso em Sousas eles nem são plantados com os cuidados normais... simplesmente nascem e entregam as bagas disputadas pelos concorrentes naturais... Aqui ele está fazendo um bom acompanhamento para um lombo suíno de primeira!


Alla ricetta...


Ingredientes:
500g de lombo suino ou pernil
200g de feijão Guandu verdes
1 cebola branca grande
1 pitada de estragão
2 dentes de alho bem picadinhos ou amassados
1 pitada de páprica doce
Azeite de oliva extra virgem qb
Sal qb
Cheiro verde picado grossamente qb
1 pitadinha imperceptível de pimenta vermelha seca moída
Folhas de salsinha e tomatinhos cereja para decorar qb


Mão na Massa:
Eu pico o lombo em cubos, retiro os excessos de gordura se tiver, tempero com sal, alho, estragão, páprica, cheiro verde e pimenta. Deixo descansar por 1 hora.
Coloco o guandu para cozinhar por 15 minutos em água com uma pitada de sal. Confiro a textura e passo por água fria para interromper o cozimento. Reservo.
Descasco a cebola, corto em fatias e reservo.
Descarto o cheiro verde da carne e coloco para selar numa caçarola com um traço de azeite. Deixo pegar um pouco no fundo, adiciono água quente e deixo cozinhar por uns 15 minutos. Depois de bem cozida e com pouco caldo, retiro os cubos de lombo e reservo em forno aquecido já na travessa de servir.


Na mesma caçarola, entro com um traço de azeite e frito a cebola até dourar, junto o guandu. Confiro o sal e adiciono ao lado dos cubos de carne na travessa. Decoro com folhas de salsa e tomatinhos cereja cortados ao meio.
Servo com arroz branco.


O pulo do Chef: Como o preparo é muito simples, não requer nenhum grande "pulo".
Registro aqui apenas uma sugestão para que esse prato possa ser complementado com ovos estalados, mandioca ou raiz de taioba frita, purè de inhame... Assim ele passa a fazer parte de uma infinidade de pratos que podemos chamar de "brasileirinhos"... eu mesmo tenho uma coleção deles... Qualquer hora dessas coloco aqui alguns para compartilhar!


Prato para 3 pessoas.


Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click... Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!