segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Berinjelas Afrodescendentes

Entre as coisas que mais gosto estão as berinjelas. Existem livros inteirinhos dedicados a elas, enaltecendo sua admirável e inigualável versatilidade na gastronomia.
Essa receita é uma entrada que pode ser preparada com antecedência e conservada na geladeira por muitos dias. Eu costumava chamar de Berinjelas Negras, pois o processo de preparação confere essa cor a elas. Mais recentemente resolvi chamar de Berinjelas Afrodescendentes para evitar qualquer tipo de problema legal, parecido com o que o Ministério da Educação está fazendo com um dos meus ídolos de infância, conhecido como Monteiro Lobato.
Não deixe de ver uma Releitura dessa receita clicando AQUI.
Alla ricetta...
Ingredientes:
4 berinjelas médias cortadas em rodelas de 4 ou 5 cm
6 dentes de alho amassados em pasta com um pouquinho de azeite
6 folhas de louro
Ervas de Provence
Azeite de oliva qb
Sal "afrodescendente" (preto) defumado qb
Sal qb

Mão na Massa:
Eu rego uma assadeira com azeite e arranjo as rodelas de berinjelas. Passo a pasta de alho sobre elas, coloco uma pitadinha de sal negro defumado e ervas de Provence em cada uma e rego com azeite.
Coloco as folhas de louro entre as rodelas, protejo com papel alumínio e levo ao forno a 180 graus por uma hora.
Retiro a proteção, viro as rodelas, rego com azeite e adiciono um traço de sal. Volto ao forno virando as rodelas a cada 15/20 minutos por mais uma hora ou até que fiquem macias e escuras.
Retiro, deixo esfriar, arranjo numa travessa. Está pronta para servir com fatias tostadas de pão italiano. Entretanto ainda se pode incrementar essa entrada que é muito versátil:
Elas podem ser acomodadas num recipiente de vidro e regadas com azeite e alcaparras levemente amassadas. Ficam especiais!

O pulo do Chef: Observe o comportamento do seu forno, pois as temperaturas variam muito entre equipamentos até da mesma marca. Ajuste o tempo e a temperatura se necessário.
Algumas pessoas me perguntam sobre onde encontrar para comprar o sal preto defumado. Esse que uso é mexicano, mas existem muitos outros e se encontra nas boas importadoras e empórios.
Entretanto, se a preocupação for com a cor, este sal muito pouco vai contribuir. Ele, na verdade, entra na receita com a finalidade de agregar um toque sutil defumado e não a coloração.

Veja um exemplo de como montar um prato de Entrada usando meio limão galego para decorar ou, se for do gosto, colocar gotinhas sobre ela.

Não deixe de ver uma Releitura dessa receita clicando AQUI.

Deixe aqui abaixo sua avaliação com um simples clique...
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Ney, acho que deve ficar muito parecida c/ as que compramos no Empório Sta Verena....e que não são baratas não.....mas extremamente deliciosas.
    Acho q vc criou este prato em homenagem ao Dia da Consciência Neg....ops!...Afrodescendente....comemorado em 20/11.....

    ResponderExcluir
  2. Sueli, na verdade é só uma coincidência, pois acho que nossos irmãos negros não precisam de mais um dia não trabalhado no Brasil para serem lembrados e respeitados! Isso não passa de mais uma forma de discriminação e desigualdade! Eu prefiro lembrá-los pelas contribuições que trouxeram à cultura gastronômica brasileira... e não são poucas! Abraço, Erney

    ResponderExcluir
  3. NEYYYYY...... que é isso que eu não sabia!
    Esses predicados eu conhecia alguns, diga-se de passagem que adorei, foi na tua casa , aniversário de D.Beatriz . AH! sem mais comentários. Vc sempre fará o melhor.
    Bjs a vc e Silvéria
    Jeni Prado Mota

    ResponderExcluir
  4. Adoro berinjelas. Fiz desta forma e achei uma delícia!

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!