sábado, 27 de novembro de 2010

Omelete (quase) Básico

Outro dia tomei uma bronca de uns amigos!... incluindo a Julia Mangabeira, de quem eu gosto muito! Disseram que eu ando colocando muitas receitas complicadas e com ingredientes que não são fáceis de serem encontrados e até desconhecidos.
Tratei logo de editar o arquivo do Filé Lardelato com Radiccio Roxo - pode ser visto clicando sobre o nome - e ofereci uma alternativa para o Lardo di Colonnata, se é que isso é possível, pois minha Zia Nadia vai me dar uma tremenda bronca! Ainda bem que ela odeia fotos e não é internauta!


... lembrei dos omeletes simples que comia quando menino, amarelinhos, sutilmente tostados, inteiros e sem grudar na frigideira!...


Fiquei pensando: Como era possível fazer aquilo com aquelas frigideiras velhas e sem nenhum revestimento?
Viagei na imaginação, lembrei da infância, dos tempos de vacas magras, do Sbatto e dos tempos que antiaderente era só o esparadrapo que minha Nonna Concchetta usava pra fazer os curativos em mim... não grudava nem a pau! Na pele, é claro! Mas no machucado era um espetáculo... não desgrudava nem com reza!
Eu tenho aqui comigo que minha Nonna vendeu o resultado dessas experiências para uma empresa como a Du Pont! Acho que foram aquelas experiências que usaram, para mais tarde, inventar o teflon dupla camada com múltiplo efeito de antiaderência potencializada e progressiva!


Fiquei pensando então em postar uma receita (quase) básica de Omelete! Afinal, agrada muita gente, é fácil de fazer, barato, versátil, permite todo e qualquer nível de criatividade de quem está preparando, aceita bem infinitos ingredientes como recheios...


Só mais uma coisinha: Eu não considero o queijo uma opção de recheio nos omeletes... então para mim a receita (quase) básica é esta! Aceito todas as discordâncias com humildade, sem nenhum problema.


Alla ricetta...


Ingredientes:
2 ou 3 ovos frescos (dependendo do tamanho dos ovos e da fome)
1 colher (sopa) generosa de queijo prato ou mozzarella ralado grosso
1 traço de leite ou água (eu prefiro leite)
1 colher (sopa) rasa de manteiga
Azeite extra virgem de oliva qb
Cebolinha fina picada qb
Sal qb
Para decorar:
Poeira de salsinha para salpicar o prato
1 flor de cebolinha para colocar por cima (ou qualquer outro que contraste com amarelo)


Mão na Massa:
Eu coloco uma boa sarten antiaderente para aquecer com a manteiga e um pouco de azeite, suficiente para criar uma película generosa em toda a superfície que vai entrar em contato com os outros ingredientes. Levanto a sarten girando e fazendo com que a manteira e o azeite entrem em contato com toda a borda.
Nesse meio tempo quebro os ovos num prato fundo, uma pitada de sal, um traço de leite e outro de azeite, bato com um garfo apenas o tempo suficiente para homogeneizar, adiciono o queijo e as cebolinhas picadinhas. Misturo bem e despejo na sarten bem aquecida. Faço movimentos bruscos para frente e para trás e com a ajuda de uma espátula vou ajustando e acomodando o conteúdo de modo que toda a superfície dela seja ocupada pelos ingredientes e descolados. Dobro e viro num prato salpicado de salsa. Um toque para decorar e deixar ainda mais apetitosa.

Omelete com lascas refogadas de bacalhau
Prato único para uma pessoa.

O pulo do Chef: Abuse da criatividade! Essa da foto acima é feita com lascas refogadas de bacalhau!

Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

Um comentário:

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!