quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mignon de Cordeiro com Feijão de Cordas

Que delícia ousar e misturar ingredientes bastante tradicionais - para não dizer conservadores - como o Filé Mignon de Cordeiro com um Feijão de Cordas, tipicamente nordestino!!!
O casamento é perfeito... menos que o meu, mas ainda pode ser considerado de alto nível!
O sabor delicado e macio do Mignon de Cordeiro com o frescor e o toque agreste do Feijão de Cordas verdadeiramente deveria ser mais popular, especialmente esse Feijão de Cordas que foi produzido no nosso sítio em Sousas, absolutamente sem nenhuma proteção química... apenas com adição daquelas coisinhas que os animais devolvem à natureza, a gente recolhe, deixa compostar e coloca na plantação!!!


Quando eu acordei hoje, a Zizy já havia adiantado quase tudo... escolhido o cardápio, cortado os filés ao meio, colocado a carne para marinar, o Feijão de Cordas já estava escalado e pronto para entrar em jogo...!!!
No final das contas, o Molho e a Montagem do prato ficaram por minha conta. Como eu sou feliz!!!
Alla ricetta...
Ingredientes:
500g de Filé Mignon de Cordeiro (4 peças de 125/130g cada cortadas ao meio)
250g de Feijão de Cordas verdes e frescos (até na Rodoviária de Valinhos pode ser encontrado.... às vezes!)
100ml de vinho tinto (... e não deve ser daqueles "musculosos"!)
Ervas de Provence qb (é apenas uma poeirinha que se pega com dois dedos!)
1 Cebola pequena (bem pequena!)
1 dente de alho bem pequeno
Vinagre qb (é só um toquinho!)
Sementes tostadas de gergelim amarelos qb
Salsa 2 talinhos (nada mais que isso!)
Cebolinha 2 talinhos (nada mais que isso!)
Manjericão 4 ou 5 folhinhas tenras
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Azeite qb
Sal qb


Mão na Massa:
Eu tempero os mignons com metade da cebola e o alho amassados com sal e azeite, as ervas de Provence e vinho. Deixo marinar por uns 30 minutos.


Enquanto isso cozinho os feijões com água e sal até que fiquem macios. Escorro e passo por água fria para interromper o cozimento. Pico a outra metade da cebola em fatias finas (meia-lua), adiciono aos feijões e reservo.
Lavo e seco a salsa, cebolinha e manjericão, pico em poeira e reservo.
Tempero os feijões e cebola com azeite, vinagre e sal. Reservo.
Salteio os pedaços de mignon numa sartén bem aquecida e com um traço de azeite.





Deglaceio a sartén com água quente, adiciono o trigo, ajusto o sal e transfiro para uma panela pequena passando por uma peneira fina. Volto ao fogo, adiciono a poeira de ervas. Está pronto!


Montagem:
Cama de Feijão de Cordas no centro do prato, duas metades de Filé fatiados ao redor dos feijões, gotas do molho ao redor de todos, um traço de azeite, uma pulverizada de sementes de gergelim e um broto de manjericão para contrastar. Sirvo imediatamente.


O pulo do Chef: Aqui o cuidado é muito simples... apenas não exagerar nos temperos, nem do filé mignon de cordeiro, nem no feijão de cordas... ambos devem receber apenas o suficiente toque de sal, cebola, alho, etc. para realçar seus sabores naturais... nada deve brigar com eles. Porisso enfatizei com observações na lista de ingredientes, com quantidades sutis.


O vinho: Deve ser suave como o sabor do prato... um tinto leve e educado harmoniza bem. Um branco jovem da Souvignon Blanc também combina muito bem!


Serve 4 pessoas.


Deixe aí abaixo sua avaliação num simples clique.
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Ai que vontade de que dá........parte 5.....rsrsrs
    De verdade, me parece ser maravilhoso.....também!
    Sueli

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!