quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Frango Assado Cítrico com Agrião

Estamos em pleno verão!
Nessa época do ano, com temperaturas muito quentes, é sempre mais saudável explorar alternativas de alimentação bem leves... e porque não igualmente mais econômicas?
Um frango como este de quase 2,5 quilos custou R$ 8,77, aproximados R$ 3,50 o quilo, bastante suficiente para uma refeição saudável para 4 pessoas. O toque suavemente cítrico proporcionado pelo uso do limão siciliano e servido com agrião como guarnição, resulta num prato bastante adequado ao clima.
 
Alla ricetta...

Ingredientes:
1 frango inteiro de 2,5Kg
2 cebolas médias picadas em fatias finas meia lua
2 limões siciliano
Raminhos de ervas frescas (orégano, alecrim, salsa, cebolinha verde, tomilho e manjericão)
3 cravos da índia
4 folhas de louro
2 dentes de alho amassados
1 pitadinha sutil de pimenta seca moída
1 pitadinha sutil de noz moscada ralada na hora
1 maço de agrião (pode ser rúcula)
Azeite de oliva qb
Sal negro defumado qb (opcional)
Sal qb

Mão no Frango:
Eu lavo bem o agrião, retiro os talos mais grossos e reservo hidratado.

Forro o fundo de uma assadeira de alumínio com a cebola e rego com um traço de azeite.
Lavo bem o frango e coloco dentro de uma cuba alta e acrescento o sal e o alho. Corto os dois limões ao meio e espremo sobre o frango esfregando por todas as partes. Retiro as sementes e deixo as 4 metades dentro da cuba.

Entro com todos os demais temperos verdes frescos (orégano, alecrim, salsa, cebolinha verde, tomilho, manjerição e louro), mexo bem passando por todas as partes do frango. Coloco a pimenta, noz moscada, os cravos e dou mais uma boa misturada.
Coloco tudo pra dentro do frango... tudo mesmo, incluindo as 4 metades dos limões.

Amarro as pontas das duas coxas, levo para a assadeita deitando sobre as cebolas, uma regada de azeite e mais uma salpicada rápida de noz moscada e agora com o sal negro defumado por cima de tudo.
Levo ao forno a 180 graus coberto com papel alumínio por uma hora e meia. Retiro do forno, descardo o papel alumínio, coloco em outro recipiente e volto ao forno por mais 30 minutos ou até dourar sem exageros.

Tomo a assadeira, descarto totalmente a gordura, coloco um pouquinho de d'água quente e dissolvo todos os resíduos que ficaram grudados na base, resultando num molho acastanhado.

Passo o caldo por uma peneira descartando todos os sólidos e reservo no freezer enquanto termino de corar o frango. O molho esfria mais rapidamente e ainda se pode retirar algum excesso de gordura que ficar na superfície antes de finalizar o preparo.

Assim que o frango estiver corado, retiro e corto nas juntas as coxas, sobrecoxas, os dois lados do peito e divido cada um deles pela metade, resultando 8 belos pedaços de frango.

Retiro os pedacinhos de carne branca que ficam naturalmente pregados aos ossos da carcaça e junto ao molho. Verifico o sal e ajusto se necessário.

Preparo para servir:
Faço uma cama de agrião numa travessa.

Rego com um pouco do molho que acabei de preparar, acomodo sobre essa cama os 8 pedaços de frango e rego com mais molho.

A travessa pode ir à mesa diretamente ou os pratos individuais podem ser preparados. A seguir dois exemplos.

Sirvo imediatamente.

O pulo do Chef: Como as temperaturas dos fornos variam muito, você precisa avaliar como o seu forno se comporta nesse processo de assar. É possível que seja necessário uma atenção especial, principalmente na segunda fase do processo que é feita desprotegida e portanto, pode corar seu frango muito antes do tempo ou necessitar elevar um tanto a temperatura para corar e não secar muito o interior.

Serve 4 pessoas.
Deixe aqui sua avaliação com um simples clique... Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. QUE MARAVILHA !!!


    BJS JULIA

    ResponderExcluir
  2. Caro Erney, frango faz o maior sucesso com a minha filha. Bela receita. Abraços, Peco

    ResponderExcluir
  3. Fiz esse frango e ficou maravilhoso,,bjus chefe

    Rita

    ResponderExcluir
  4. Já comprei o frango inteiro......agora...mâos na mass........ops! no frango!
    Sueli

    ResponderExcluir
  5. Já comprei o Frango Inteiro.....agora.....mãos na mass.......ops! no frango!
    Sueli

    ResponderExcluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!