segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Massa para Pizza Beatriz

Beatriz, Beatriz... Dona Bia, minha segunda mãe. Como posso chamá-la de sogra se ela gosta mais de mim do que da própria filha?!
(... isso vai render muitos, muitos créditos com a filha dela!)
Essa receita de massa de pizza é dela, simples e prática, tenho usado com muita frequência desde nem sei quando.


Ingredientes:
200ml de água filtrada
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem de oliva
15g (um tabletinho) de fermento biológico
Trigo o necessário para dar o ponto (*)
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)


Mão (literalmente) na Massa:
Eu coloco num recipiente a água, açúcar, sal, azeite, o fermento, um pouco de farinha de trigo e começo a misturar. Faço um creme bem homogêneo. Em seguida vou colocando farinha até chegar no ponto “antes de soltar das mãos”.
Divido em 3 partes, faço bolas e deixo descansar por meia hora. É só achatar sobre a mesa de trabalho enfarinhada e abrir com um rolo.

Essa massa também é muito boa para Calzoni
* Uma boa dica: O ponto não é quando a massa solta das mãos. Isso é mito!!! Se soltar das mãos com facilidade já passou do ponto... ficou muito dura. Vai ser mais difícil de abrir, de crescer...
Rendimento: 3 Pizzas de 30cm.
Pare de colocar farinha antes de soltar das mãos deixando a massa muito macia.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Vou testar a receita! obrigada por postar.

    Micheli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste sim, Micheli. Faça os seus ajustes se forem necessários e com o tempo vc nem vai precisar mais de receita. Boa sorte e abuse do Cozinha Ousada. Erney Feltrin

      Excluir
  2. Olá Erney, fiz ontem à noite a receita e ela é simplesmente maravilhosa! Aproveitei para fazer a pizza enrolada na frigideira e não sobrou nada da massa, que estufou maravilhosamente quando levada ao fogo. Parecia um pão árabe.
    A única alteração que fiz foi polvilhar a massa com farinha de milho ao abrir, para aumentar a crocância e o sabor.
    Com o sucesso dessa receita fiquei muito curiosa para testar as tuas receitas de pães recheados.
    Muito obrigada pelo passo a passo, auxilia muito no preparo!

    Abraços,

    Micheli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micheli, que bom que vc gostou. Já que vc falou em pães, o de linguiça calabresa é a receita campeã de visitas do Cozinha Ousada. Abuse das ervas. Garanto que vale a pena.
      Outra brincadeira gostosa é o Pão de Padeiro Cansado que está no link: http://www.cozinhaousada.com/2013/03/pao-de-padeiro-cansado.html
      Cuidado para não queimar os dedos e divirta-se. Volte sempre. Erney Feltrin

      Excluir
  3. Eu faço essa receita sempre Erney meu marido ama. ele prefere essa a outras duas receitas diferentes que faço. eu também. mas eu tenho dificuldade de achar esse ponto final. visto que não tenho experiencia com massas. e sua receita não cita a quantidade aproximada de trigo que vc gasta pra chegar no ponto. Sei que isso varia de acordo com alguns fatores....
    Mas gostaria de pedir um favorzão que me ajudaria muito a sentir segurança até em ensinar essa receita para minhas amigas. Você não poderia postar uma foto do ponto final da massa antes dela descansar?? agradeceria imensamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha, o ponto é quando a massa começa a soltar das mãos, mas não completamente. Quando eu fizer a próxima receita tento fotografar, mas esse descrito é o ponto, ou seja, mais importante que a imagem é um pouquinho antes de soltar das mãos. Boa sorte.

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!