segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Broa de Fubá

Essa me deu trabalho! Estávamos no sítio em Sousas e a Zizy veio com aquela conversinha: "Tô com vontade de comer Broa de Fubá!"
Bati no peito: "Deixa comigo!"
Fiz a primeira: Virou uma flor! Fiz a segunda: batumou geral! Fiz a terceira: Ufa!!! Agradou!!!

Alla ricetta...


Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de fubá + 1 colher para a cobertura
500ml de água
1 xícara (chá) de açúcar (bem rasinha)
4 ovos
100g de fermento biológico
100g de manteiga
100g de margarina vegetal culinária
1 colher (sopa) de erva doce
1 colher (chá) de sal
Legenda (qb=quanto baste; ml=mililitro; g=grama; kg=quilograma; l=litro)


Mão na Massa:
Eu pego uma xícara e dissolvo o fermento misturado com uma colher de açúcar até ele ficar líquido. Derramo numa bacia e junto o restante do açúcar, os ovos e a erva doce. Misturo bem e acrescento o fubá, a farinha de trigo e a água. Deixo desscansar por 15 minutos. Retomo a massa e só então adiciono a parte gordurosa com o sal, que são dois inibidores do crescimento... falo da manteiga, da margarina vegetal e do sal.

Trabalho bastante a massa sobre a mesa de trabalho polvilhada com farinha e sovo até obter uma aparência lisa e macia. Modelo as broas, dou uma boa pulveriza com água e passo pelo fubá. Arranjo dentro da forma que irá ao forno polvilhada de farinha.
Deixo descansar por 30 minutos ou até que estejam bem crescidinhas. Faço dois cortes transversais não muito fundos e levo ao forno elétrico pré-aquecido a 180ºC até corar.


Rende 4 unidades.
Deixe sua avaliação aí abaixo com um simples click...
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Olá, estou experimentando fazer sua receita, minha massa esta crescendo agora, a sua esta linda na foto, era o que procurava, broa pra mim tem gostinho de infância, minha mãe fazia e que delicia o cheirinho dela no forno, hummm, saborosas lembranças, infelizmente minha mãe não deixou a receita dela escrita, então tenho revirado blogs sites, you tube e espero que hoje encerre a busca, daqui a mais alguns minutos vou contar como ficou, bjs obrigada pela receita. Teka Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teka, boa sorte, tenha fé e estou ansioso para saber do resultado. Aguardo. Erney

      Excluir

Seus comentários são muito benvindos e respondidos oportunamente, se for o caso. Aviso aos caros visitantes que precisei ativar o serviço de "verificação de palavras" para evitar Span nos comentários. Conto com sua paciência. Obrigado. Cozinha Ousada!